Ed Sheeran enfrenta acusação de suposto plágio por música de Marvin Gaye

O julgamento está previsto para ser comandado pelo juiz Louis L. Stanto e deve durar uma semana

Postado em: 24-04-2023 às 13h37
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Ed Sheeran enfrenta acusação de suposto plágio por música de Marvin Gaye
Essa não é a primeira vez que o cantor foi acusado de praticar suposto plágio | Foto: Reprodução

Ed Sheeran está enfrentando uma acusação de suposto plágio por uma música de Marvin Gaye. O cantor será julgado nesta segunda-feira (24/4) em Nova York, EUA. De acordo com as informações apuradas pela agência de notícias Associated Press, o processo se resume no fato de trechos da canção “Let’s get it on” na composição do seu single “Thinking Out Loud“.

Os júris e as declarações já estão preparados para iniciar a batalha judicial. Ed Townsend é o autor do processo. O coautor da música feita em 1973 alega que o hit de Sheeran apresenta faixa e melodias semelhantes a música de Marvin, que se classifica como uma violação de direitos autorais.

O julgamento está previsto para ser comandado pelo juiz Louis L. Stanto e deve durar uma semana. Ainda não há informações se o britânico irá comparecer a auditoria, porém, ele foi convocado para testemunhar.

Continua após a publicidade

Em defesa, os advogados de Ed argumentam que a semelhança da melodia é perceptível, mas a sonoridade dos instrumentos utilizados são reconhecidos em produções de músicas populares.

“As duas músicas compartilham versões de uma progressão de acordes semelhante e desprotegida que estava disponível gratuitamente para todos os compositores”, relataram no processo judicial.

Essa não é a primeira vez que o cantor foi acusado de praticar suposto plágio. Em 2022, Sheeran venceu um processo que relatava a cópia dos trechos da música “Oh Why”, da artista Sami Chokri, na canção “Shape of you”.

Na ocasião, o juiz havia julgado que o artista não copiou inconscientemente a canção de Chokri.

“Embora existam semelhanças entre o gancho OW (‘Oh Why’) e a frase OI (‘Oh I’), também existem diferenças significativas. Estou convencido de que o Sr. Sheeran não copiou inconscientemente ‘Oh Why’ ao criar ‘Shape of You'”, decidiu o juiz Antony Zacaroli.

Veja Também