Saiba como ocorrerá a coroação do Rei Charles III neste sábado (6/5)

O evento acontecerá na Abadia de Westminster, em Londres, e espera reunir cerca de 2.200 convidados, contando com delegações de 203 países, 100 chefes de Estado e de governo e 20 famílias reais

Postado em: 05-05-2023 às 14h25
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Saiba como ocorrerá a coroação do Rei Charles III neste sábado (6/5)
A chegada do monarca será cortejada por 4 mil militares uniformizados de gala e uma banda militar | Foto: Reprodução/Dan Kitwood/REUTERS

Em menos de 24h horas, o Reino Unido viverá um momento histórico novamente, após 70 anos. Neste sábado, às 11 horas da manhã (6 horas no horário de Brasília) acontecerá a coroação do Rei Charles III. O evento será na Abadia de Westminster, em Londres, e espera reunir cerca de 2.200 convidados, contando com delegações de 203 países, 100 chefes de Estado e de governo e 20 famílias reais.

Charles III estará ao lado da rainha consorte Camilla Parker Bowles. Dentro de uma carruagem, ambos partirão para o palácio Buckingham até o local onde a cerimônia será realizada.

A chegada do monarca será cortejada por 4 mil militares uniformizados de gala e uma banda militar. Assim, ele será recebido pelo arcebispo de Canterburry, que está responsável pela oficialização da cerimônia.

Continua após a publicidade

A coroação funciona da seguinte maneira: Charles III ficará ao lado da Cadeira da Coroação e será aplaudido pelos súditos. É obrigação do Rei fazer o Juramento da Coroação, prometendo defender as leis e o clero britânico.

Logo em seguida, o parlamentar irá vestir uma capa dourada para receber o óleo ungido da Basílica do Santo Sepulcro, localizada em Jerusalém, afim de receber as forças divinas para abençoar e guiar suas obrigações. O material é feito de maneira vegana, obtendo componentes de óleo de oliva, jasmim, rosa, gergelim, canela e flor de laranjeira. O óleo será passado na testa, mãos e peitos de Charles. A rainha Camila também será coroada e ungida.

Ao ser finalizado os trâmites da coroação, Charles que estará com a vestimenta sagrada, pegará os símbolos de autoridades políticas, morais e religiosas, isto é, o conjunto representado pelo orbe, cetro, anel de coroação, todos simbolicamente ligados ao poder.

O arcebispo colocará a coroa na cabeça do monarca, que irá anunciar declarações para o súditos dizerem em voz alta: “Deus salve o rei Charles. Longa vida ao rei Charles. Que o rei possa viver para sempre”.

Na cerimônia estarão presentes o até então Príncipe de Gales, William, e seu irmão, Harry. No entanto, o Duque de Sussex irá a cerimônia sozinho e sem a presença da esposa Meghan Markle, e seus dois filhos, Archie e Lilibet.

Não há informações do motivo da ex-atriz não ir à coroação. De acordo com os sites norte-americanos People e PageSix, Markle preferiu ficar nos Estados Unidos para comemorar o quarto aniversário do filho, que nasceu no mesmo dia.

Já no domingo (7), ocorrerá as apresentações musicais de Lionel Richie, Katy Perry, Andrea Bocelli e outros, em homenagem à coroação do Rei.

Veja Também