Leonardo Dicaprio e Mark Ruffalo protestam contra PL 490 e compartilham petição contra projeto de lei nas redes sociais

O Projeto de Lei 490/2007 é uma proposta legislativa que visa alterar a legislação atual sobre demarcação de terras indígenas no Brasil, propondo-se a implementação do marco temporal

Postado em: 30-05-2023 às 13h37
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Leonardo Dicaprio e Mark Ruffalo protestam contra PL 490 e compartilham petição contra projeto de lei nas redes sociais
O texto da PL 490 foi aprovado na última quarta-feira (24) e deve ser votado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (30) | Foto: Reprodução

Os atores Leonardo Dicaprio e Mark Ruffalo utilizaram suas redes sociais para demonstrarem o seu descontentamento com a PL 490, que autoriza o marco temporal na demarcação de terras indígenas.

Nesta terça-feira (30/5), os astros de Hollywood realizaram posts protestando contra o projeto de lei, compartilhando links de assinaturas para que os seus seguidores engajassem e ajudassem na petição.

“Junte-se a mim no apoio à liderança indígena Celia Xakriabá, que está pedindo aos colegas membros do Congresso brasileiro que se oponham ao projeto de lei anti-indígena PL490. Por favor, assine a petição”, escreveu Dicaprio em seu perfil do Twitter.

Continua após a publicidade

“O gov. brasileiro está sendo atacado pelo agronegócio. Há uma guerra contra povos indígenas e as florestas. Nosso planeta está em risco”, também manifestou Ruffalo no Twitter.

O Projeto de Lei 490/2007 é uma proposta legislativa que visa alterar a legislação atual sobre demarcação de terras indígenas no Brasil, propondo-se a implementação do marco temporal.

Essa perspectiva estabelece que os povos indígenas somente teriam direito à demarcação das terras que estavam em sua posse no momento da promulgação da Constituição Federal de 1988, ou seja, as comunidades indígenas só teriam direito à demarcação de terras que estivessem ocupando tradicionalmente naquela época.

O texto da PL 490 foi aprovado na última quarta-feira (24) e deve ser votado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (30).

Veja Também