Madrasta de Preta Gil revela que cantora foi vítima de erro médico antes de descobrir diagnóstico de câncer

O caso aconteceu em julho do ano passado, quando a artista estava em turnê com a família em Berlim, Alemanha

Postado em: 20-06-2023 às 13h54
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Madrasta de Preta Gil revela que cantora foi vítima de erro médico antes de descobrir diagnóstico de câncer
A cantora estava passando mal e foi encaminhada para uma unidade de saúde | Foto: Reprodução

Durante a coletiva de imprensa do reality “Viajando Com Os Gil”, Flora Gil, esposa de Gilberto Gil, revelou sobre os bastidores da luta contra o câncer em que sua enteada, Preta Gil, viveu. Segundo ela, a cantora foi vítima de um erro médico quando estava na Europa.

O caso aconteceu em julho do ano passado, quando a artista estava em turnê com a família em Berlim, Alemanha. Naquela época, ninguém imaginava que Preta estava com câncer de intestino. A cantora estava passando mal e foi encaminhada para uma unidade de saúde. Assim, o médico responsável pelo atendimento diagnosticou o mal estar como gases.

“Quando ela [Preta] estiver velhinha, ela vai pensar: ‘Fui internada em Berlim e o médico falou que eu tinha gases’. A Preta foi muito cascuda, ela podia falar: ‘Gente, tô indo embora, não gostei’. Mas ela foi até o final. Depois, veio o resultado [dos exames], a gente viu qual era a causa do mal-estar dela, o que aconteceu. Isso pra gente marcou muito”, afirmou para o site Notícias da TV.

Continua após a publicidade

Flora ainda aproveitou o momento para parabenizar a força da cantora, ressaltando o quão forte e corajosa ela foi durante todo o processo.

“A gente não sabia que ela estava doente, apesar de ela ter se sentido mal em algumas viagens. Ela foi muito forte, muito corajosa, essa dor só ela sentiu”, disse. Ela só dizia: não consigo fazer o show hoje, tô fraca, tô com dor de cabeça, com intestino preso, minha digestão tá ruim. A Preta dava sinal de que alguma coisa não estava boa, mas nem ela sabia o que era, nem a gente”, acrescentou.

Preta Gil e a luta contra o câncer

Preta Gil foi diagnosticada com câncer no início de janeiro deste ano. A artista está batalhando contra um Adenocarcinoma na porção final do intestino.

Ministério da Saúde informa que Adenocarcinoma é um tipo de tumor maligno, que se originam nas células epiteliais dos órgãos. Dentro do sistema digestivo, as células permanecem ao redor da superfície interna do órgão.

Em entrevista ao programa Mais Você, da Rede Globo, a cantora revelou que fez sua última sessão de radioterapia. A expectativa é que o tratamento tenha diminuído o tumor até agosto, período em que Preta irá fazer a cirurgia de remoção. Segundo ela, o seu papel está em ser um apoio para mostrar às outras mulheres que essa doença não é uma sentença de morte.

“Estou aqui para que outras mulheres entendam que essa doença não é uma sentença de morte. Tem que acreditar, ter fé. Entender que os amigos curam a gente. Ir ao show da Ludmilla foi uma sessão de cura.”

Preta também contou sobre o processo de descobrimento da doença. A artista sentiu “muita prisão de ventre, fezes achatadas e com presença de sague”. Diante esse contexto, ela ressaltou a importância de fazer o exame de colonospia quando se atinge os 45 anos.

“Fui ao banheiro e senti uma coisa escorrer nas minhas pernas, quando olhei, era sangue. Comecei a me sentir mal, tive um desmaio, me levaram às pressas para o hospital, médicos pediram tomografia, ressonância e na primeira tomografia já apareceu o tumor. Tem seis centímetros. A colonoscopia faz você descobrir pólipos e retirá-los antes de virar um câncer. A quantidade de pessoas com câncer de intestino cresceu muito. E muita gente passou a fazer exame de prevenção depois que eu falei sobre a doença”, acrescentou.

Veja Também