Entenda a polêmica envolta da campanha da Volkswagen gerada por Inteligência Artificial que uniu Elis Regina e Maria Rita em um dueto

A campanha de comemoração aos 70 anos da empresa no Brasil foi realizada pela IA e dividiu opiniões na internet

Postado em: 04-07-2023 às 14h10
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda a polêmica envolta da campanha da Volkswagen gerada por Inteligência Artificial que uniu Elis Regina e Maria Rita em um dueto
Elis Regina aparece ao lado de Maria Rita, conduzindo uma Kombi antiga, enquanto canta "Como Nossos Pais" | Foto: Reprodução/Volkswagen

A Volkswagen entrou nos assuntos mais comentados do Twitter durante a madrugada desta terça-feira (4/7). A campanha de comemoração aos 70 anos da empresa no Brasil foi realizada pela inteligência artificial e dividiu opiniões na internet. Na ocasião, a ferramenta tecnológica reuniu Elis Regina e Maria Rita, mãe e filha, em um mesmo espaço onde elas estão cantando juntas.

De acordo com a empresa, a ideia da campanha publicitária é mostrar a relação de aproximação e contrataste entre duas gerações.

A propaganda começa com Maria Rita dirigindo uma Kombi elétrica (ID. Buzz), enquanto canta a música “Como nossos pais”, autoria de Belchior, que acabou se tornando um sucesso devido ao cover de Elis durante os anos 70.

Continua após a publicidade

Logo em seguida, o material apresenta uma retrospectiva de épocas passadas com um Fusca passando pela areia da praia. O veículo foi o grande lançamento da empresa e se tornou um carro popular entre os consumidores brasileiros. Então, a próxima cena é protagonizada por Elis Regina, que aparece ao lado de Maria Rita, conduzindo uma Kombi antiga. A artista, morta aos 36 anos, dá continuidade ao dueto com a filha.

Confira:

Técnica utilizada

A Volkswagen explicou como a campanha foi realizada. A técnica denominada de “deepfake” possibilitou gerar a imagem de Elis Regina na campanha, isto é, essa ferramenta consegue criar cenários realistas a partir do rosto das pessoas. Contudo, a voz da cantora na canção é original.

Segundo a empresa, eles utilizaram uma dublê para fazer com que fosse a artista estivesse dirigindo o veículo. Assim, a utilização de redes neurais artificiais conseguiu mesclar o rosto da dublê e de Elis.

Comoção

A campanha deixou Maria Rita bastante emocionada. A artista perdeu a mãe aos 4 anos de idade e não apresenta muitas recordações maternas.

A cantora estava presente no evento da empresa e não segurou as lágrimas ao assistir a propaganda. “Eu realizei meu sonho. Foi um momento mágico”, declarou.

O vídeo gerou comoção entre o público presente, famosos e diversos perfis na internet. “7 e pouco da manhã aqui na Argentina e eu me acabando de chorar”, escreveu a primeira dama, Janja Lula Silva. “Lindo é pouco”, afirmou o padre Fabio de Melo. “Nossa! Que coisa mais linda essa campanha da Volkswagen. Colocaram a Maria Rita e a Elis Regina para cantarem juntas e eu já comecei o dia chorando”, relatou o perfil Luscas.

Polêmica

Porém, apesar de ter causado um forte impacto nos sentimentos do público, houveram aqueles que não acharam correto a iniciativa publicitária da empresa. Alguns perfis classificaram a propaganda como oportunista, já que a Volkswagen teria apoiado e financiado o movimento da Ditadura Militar. Isso contrariaria a realidade, pois Elis Regina foi uma figura ativa que se posicionava contra contra o regime militar (1964 -1985).

https://twitter.com/lanadeholanda/status/1676209575471587328?s=20

Veja Também