Mãe de Maju Araújo, modelo com Síndrome de Down, publica nota desprezando comentários atacando filha: ‘Não merece isso’

Além de comentários preconceituosos, a jovem de 21 anos também sofreu assédio sexual em uma postagem do Instagram

Postado em: 28-08-2023 às 21h29
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Mãe de Maju Araújo, modelo com Síndrome de Down, publica nota desprezando comentários atacando filha: ‘Não merece isso’
Adriana Araújo, mãe da modelo, disse que irá tomar as medidas cabíveis contra os perfis que realizaram os comentários | Foto: Reprodução/Instagram

A mãe da modelo Maju de Araújo se pronunciou nas redes sociais neste último domingo (27/8), após a sua filha viver um episódio desprezível. A jovem de 21 anos foi atacada com comentários preconceituosos e com cunho de assédio sexual em uma postagem do Instagram.

“Minha filha não merece isso. Ninguém merece. […] É assim que nosso mundo está, as coisas acontecem à nossa frente diariamente e nada é feito, mas isso acaba hoje”, destacou Adriana Araújo, mãe da modelo.

A mulher disse que sempre tentou blindar a filha dos comentários preconceituosos e maldosos da internet, mas após ler os comentários que estavam sendo direcionados à Maju, decidiu tomar uma atitude.

Continua após a publicidade

“Durante toda a carreira dela [Maju] estivemos blindando a Maju de comentários de ódio por acreditarmos que precisávamos preservar sua doçura e o amor que transbordam dela. São mais de três anos filtrando comentários tão carregados de raiva, preconceito, maldade… Mas segurar algo assim por tantos anos tem sido pesado e hoje, depois de lermos esses comentários das fotos, chegamos ao nosso limite. A luta pelo mínimo, que é o respeito as pessoas com deficiência, não é nada fácil em um mundo onde banalizamos tanto a maldade e o preconceito”, argumentou Adriana.

A empresária apontou que os comentários estão sendo feitos por pessoas reais e que a sua iniciativa é uma forma de lutar pelos direitos de proteção e respeito por pessoas que possuem ou não algum tipo de deficiência.

“Não é só internet, esses não são perfis fakes. Isso é a nossa realidade e essas são pessoas reais, com intenções reais. Tomaremos todas as medidas cabíveis para denunciar e punir esse tipo de ação e lutaremos pelos direitos de proteção e respeito que, não só as pessoas com deficiência, mas todas as pessoas tem”, relatou. (Leia nota completa na íntegra).

Maju de Araújo é a primeira modelo reconhecida internacionalmente com Síndrome de Down. A jovem tem 722 mil seguidores em seu perfil de Instagram e já desfilou em diversos desfiles como na semana de moda em Milão e Itália.

Estamos iniciando a semana de uma maneira que não queríamos. Vamos começar a semana emitindo essa nota de repúdio contra ataques e comentários de assedi* dirigidos a Maju em um publi que ela postou.

Durante toda a carreira dela estivemos blindando a Maju de comentários de ódio por acreditarmos que precisávamos preservar sua doçura e o amor que transbordam dela. São mais de três anos filtrando comentários tão carregados de raiva, preconceito, maldade… Mas segurar algo assim por tantos anos tem sido pesado e hoje, depois de lermos esses comentários das fotos, chegamos ao nosso limite. A luta pelo mínimo, que é o respeito as pessoas com deficiência, não é nada fácil em um mundo onde banalizamos tanto a maldade e o preconceito. São anos lidando com esses problemas e desenvolvendo fórmulas e milagres pra que a Maju se sinta acolhida na sociedade. Com muito esforço conseguimos ocupar espaços, mas não importa quão longe cheguemos, lá sempre existirá o ódi* e a maldade de outras pessoas. Mas não vamos permitir mais que o preconceito deliberado continue alcançando pessoas com a Maju, que sempre responderam a tudo com amor, doçura e educação. Isso não é só internet, esses não são perfis fakes. Isso é a nossa realidade e essas são pessoas reais, com intenções reais. Tomaremos todas as medidas cabíveis para denunciar e punir esse tipo de ação e lutaremos pelos direitos de proteção e respeito que, não só as pessoas com deficiência, mas todas as pessoas tem.

Minha filha não merece isso. Ninguém merece. Hoje nosso domingo inicia assim, difícil, pesado. É assim que nosso mundo está, as coisas acontecem à nossa frente diariamente e nada é feito, mas isso acaba hoje.

Queremos agradecer a todas as mensagens de apoio e carinho de tantas pessoas que cercam a Maju e nossa família com amor. Vocês tem um valor muito maior do que os comentários negativos que estamos compartilhando aqui hoje. Seguiremos juntos nessa luta por um mundo com mais respeito!“.

Veja Também