Morre escritora de novelas Maria Carmem Barbosa
Maria é responsável por sucessos como Toma Lá Dá Cá e Salsa e Merengue
Por: Ana Beatriz Santiago

Nesta sexta-feira (22/9) durante a madrugada faleceu Maria Carmem Barbosa, autora e roteirista, aos 76 anos, no Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada por seu amigo e parceiro criativo, Miguel Falabella, que compartilhou sua profunda tristeza com seus seguidores.
Maria Carmem Barbosa, nascida no Rio de Janeiro, em 1970, iniciou sua carreira no rádio, integrando o “Programa Minerva” da rádio MEC, onde também deixou sua marca com o programa “Falou e Disse”. No entanto, foi na televisão que sua criatividade brilhou com intensidade. Ela foi responsável por programas como “Quarta Nobre”, “Tele-Tema” e “Grandes Nomes” e contribuiu para o sucesso de séries como “Armação Ilimitada” e “Chico & Caetano”.
Uma das conquistas mais notáveis em sua carreira foi a criação da série “Delegacia de Mulheres”, que teve a honra de representar o Brasil em uma conferência internacional sobre violência doméstica realizada em Washington, nos Estados Unidos, no ano de 1997.
Em parceria com Miguel Falabella, Maria Carmem escreveu telenovelas que se tornaram queridas pelo público, como “Salsa e Merengue” e “A Lua me Disse” também se fez presente na criação dos primeiros episódios de programas humorísticos de sucesso, incluindo “Sai de Baixo” e “Vida ao Vivo Show”.
Contudo, o ápice de sua colaboração com Miguel Falabella foi a produção da aclamada sitcom “Toma Lá, Dá Cá”, que marcou sua carreira até dezembro de 2009. Essa série se tornou uma das favoritas do público.
Confira a homenagem feita por Miguel Falabella: