Fã morre após passar mal com o calor em show de Taylor Swift no Rio; veja as medidas tomadas após tragédia

Fã de 23 anos morre após desmaiar em show de Taylor Swift no Rio

Postado em: 18-11-2023 às 15h25
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Fã morre após passar mal com o calor em show de Taylor Swift no Rio; veja as medidas tomadas após tragédia
Segundo Bombeiros, mais de 1 mil pessoas desmaiaram ou passaram mal durante o show na última sexta-feira (18) | Foto: Reprodução

O primeiro show da The Eras Tour, da Taylor Swift, no Brasil, terminou em tragédia. A jovem Ana Benevides, de 23 anos, morreu após passar mal em meio à forte onda de calor durante a apresentação da cantora no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (17).

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, mais de 1 mil fãs desmaiaram ao longo do dia enquanto esperavam o show e também durante a apresentação. A sensação térmica no local do show passou dos 60 ºC.

A empresa responsável e produtora da turnê no Brasil, Tickets4Fun, postou uma nota lamentando a morte de Ana. Veja:

Continua após a publicidade

Taylos Swift interrompeu por diversas vezes a apresentação para pedir que os seguranças distribuíssem águas ao público, depois de ver um cartaz na plateia. “Tem gente que precisa de água, bem aqui. Cerca de 40 pessoas ali atrás, estão segurando um cartaz dizendo ‘precisamos de água’. Por favor, façam que isso aconteça. Posso ter um sinal de que vocês sabem onde eles estão? Está bem? Desculpem, está muito calor”, disse a cantora.

Portaria do Ministério da Justiça garante acesso gratuito água durante eventos

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou neste sábado (11) a assinatura de uma portaria, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, garantindo o acesso gratuito de garrafas d’água de uso pessoal em eventos.

O documento também obriga as empresas responsáveis pela produção de eventos a disponibilizar bebedouros ou distribuir água adequada para consumo para os espectadores, por meio da instalação de “ilhas de hidratação”.

A Portaria foi editada pelo Ministério da Justiça e já publicado para cumprimento imediato. Veja:

Após a morte de Ana Clara, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, determinou providências da produção do show para que casos como o da jovem não ocorressem no show deste sábado (18). Entre as medidas anunciadas estão: antecipar entrada em 1 hora e ocupar o anel de circulação para tirar o público do sol; novos pontos de distribuição de água; aumento de número de brigadistas; e aumento de ambulâncias.

Após Portaria e solicitação de Eduardo Paes, a T4F publicou uma nota onde permite a entrada de copos de água e alimentos industrializados lacrados nas dependências do estádio nos próximos shows. Além disso, pontos de distribuição de água e ventiladores foram posicionados nas dependências e os serviços de segurança, brigadistas e orientações foram reforçados.

Veja Também