Renato Cariani: entenda a suposta ligação do influencer com esquema de produção de drogas

O influenciador e educador físico possui mais de 13 milhões de seguidores nas redes sociais

Postado em: 12-12-2023 às 13h34
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Renato Cariani: entenda a suposta ligação do influencer com esquema de produção de drogas
O influenciador e educador físico possui mais de 13 milhões de seguidores nas redes sociais | Foto: Reprodução/Instagram

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (12/12), uma operação contra o tráfico de drogas e desvio de um produtos químicos usados na produção de crack. Entre os investigados está o influenciador de saúde corporal Renato Cariani, que possui mais de 13 milhões de seguidores nas redes sociais.

Segundo a Polícia, Cariani é sócio da empresa Anidrol, indústria química com sede em Diadema e principal alvo da operação. Pessoas ligadas à empresa são suspeitas de desviar 12 toneladas de produtos químicos para produção de crack e cocaína usados no tráfico de drogas.

A PF pediu a prisão do influencer por suposto envolvimento nas operações, mas o pedido foi negado pela Justiça, sendo aceito apenas o de busca e apreensão em uma de suas residências.

Continua após a publicidade

As apurações revelaram que os investigados emitiam notas fiscais fraudulentas em nome de empresas licenciadas para vender produtos químicos em São Paulo, usando-as como “laranjas”. Apontou ainda que eram feitos depósitos em espécie como se fossem funcionários de grandes multinacionais.

A PF identificou 60 transações dissimuladas e vinculadas à atuação da organização criminosa, que totalizaram em cerca de 12 toneladas de produtos químicos — fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila. A combinação corresponde a mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo.

Além de ser sócio na empresa, Cariani é apresentador em seu canal no Youtube, onde dá dicas de emagrecimento e faz projetos fitness com atletas e personalidades da televisão brasileira, como Danilo Gentilli e MC Daniel.

Leia também: Influenciador é alvo de operação da PF que mira tráfico de drogas

Veja Também