Morre Carlos Lyra, compositor histórico da bossa nova

Lyra foi autor de sucessos como 'Coisa mais linda', 'Minha namorada', 'Primavera', 'Sabe você' e 'Você e eu'

Postado em: 16-12-2023 às 12h12
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Morre Carlos Lyra, compositor histórico da bossa nova
Lyra foi autor de sucessos como 'Coisa mais linda', 'Minha namorada', 'Primavera', 'Sabe você' e 'Você e eu' | Foto: Reprodução

Faleceu na madrugada deste sábado (16/12), no no Rio de Janeiro, aos 90 anos o cantor e compositor Carlos Lyra. A informação foi confirmada pela família. Ele foi um dos influentes compositores do movimento conhecido como bossa nova.

Segundo informações da esposa do cantor, Magda Botafogo, o músico estava internado desde quarta-feira (14/12), com um quadro de febre, no Hospital Unimed, na Barra da Tijuca.

Carlos deixa a esposa, Magda Botafogo, e a filha, Kay Lyra, fruto do casamento com a atriz e modelo norte-americana Katherine Lee Riddell, de quem se divorciou em 2004. Ainda não há informações sobre enterro e velório.

Continua após a publicidade

Trajetória

Autor de sucessos como ‘Coisa mais linda’, ‘Minha namorada’, ‘Primavera’, ‘Sabe você’ e ‘Você e eu’, Lyrafoi revelado em 1956, quando Sylvia Telles gravou o Menino.

Ele foi um dos melodistas mais inspirados da música brasileira em todos os tempos, tendo como grande parceiro Vinícius de Moraes, fazendo parte do que o artista chamava de sua “Santíssima Trindade”. Ao lado de outros grandes músicos, como Tom Jobim, eles lideraram o movimento da Bossa Nova e marcaram a música mundial.

Além de músico consagrado, o melodista carioca também desempenhou um papel fundamental na difusão da cultura brasileira. Lyra foi um dos responsáveis por fundar o Centro Popular de Cultura, o CPC, da União Nacional dos Estudantes, em 1961.

“Carlinhos é o maior melodista da bossa nova”. Tom Jobim.

Veja Também