Responsáveis por boatos contra jovem e Whindersson podem ser condenados à prisão

Jéssica tirou a própria vida após perfis de fofocas nas redes sociais publicarem prints falsos sobre um suposto relacionamento dela com o humorista Whindersson Nunes

Postado em: 28-12-2023 às 13h36
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Responsáveis por boatos contra jovem e Whindersson podem ser condenados à prisão
Jéssica tirou a própria vida após perfis de fofocas nas redes sociais publicarem prints falsos sobre um suposto relacionamento dela com o humorista Whindersson Nunes | Imagem: Reprodução

Os responsáveis pelos boatos que levaram a morte da jovem Jéssica Vitória Dias Canedo podem ser responsabilizados judicialmente. Jéssica tirou a própria vida após perfis de fofocas nas redes sociais publicarem prints falsos sobre um suposto relacionamento dela com o humorista Whindersson Nunes.

Segundo especialistas, a penalização é possível de acontecer no âmbito penal e civil, com condenações que vão de prisão a pagamento de indenizações à família da vítima.

No campo penal, a Polícia Civil de Minas Gerais investiga o crime de indução ou instigação ao suicídio, previsto no artigo 122. A pena de prisão que pode variar de seis meses a dois anos de reclusão.

Continua após a publicidade

O delegado responsável pelo caso, Felipe Oliveira, destaca que a legislação brasileira só prevê punição para esse tipo de crime quando o autor agir “com a consciência e a vontade de que aquela vítima viesse a cometer um suicídio”, ou seja, quando há dolo.

“Fora dessas situações, o crime não seria punível, mas isso não afasta eventual responsabilidade civil ou qualquer outro tipo de responsabilidade de pessoas ou órgãos de imprensa pela divulgação ou compartilhamento de notícia eventualmente falsa sobre a Jéssica”, disse ao portal R7.

Entenda o caso

No início da semana passada, perfis de fofoca nas redes sociais (entre elas, o portal Choquei) publicaram prints de uma suposta conversa entre Whindersson Nunes e Jéssica Vitória. Diante da situação, ambos vieram a público e desmentiram a história.

Após isso, a jovem começou a receber ataques de haters nas suas redes sociais e sua mãe também decidiu se manifestar usando o perfil da filha. A mãe de Jéssica fez um pedido para que os internautas parassem com os comentários maldosos, pois a filha sofria de uma depressão muito grave e devido à situação, a jovem já teria tentado suicídio algumas vezes.

Jéssica morreu no dia 22 de dezembro. Amigos e familiares da jovem se manifestaram nas redes sociais e confirmaram que ela teria tirado a própria vida. Jéssica foi velada em Araguari, no triangulo Mineiro.

https://twitter.com/choquei/status/1738609900748427314

Veja Também