Rita Lee escolheu 22 de maio para comemorar seu aniversário; entenda o motivo

A artista escolheu seu aniversário no dia da santa Rita de Cássia

Postado em: 22-05-2024 às 21h12
Por: Otavio Augusto Ribeiro dos Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Rita Lee escolheu 22 de maio para comemorar seu aniversário; entenda o motivo
Rita deixou um legado na música brasileira | Foto: TV Globo

Rita Lee, a rainha do rock nacional, deixou claro que não faltava autenticidade, carisma e inovação na sua vida ao escolher o dia do próprio aniversário. A cantora faleceu na noite de 8 de maio do ano passado, aos 75 anos, após uma batalha contra um câncer no pulmão diagnosticado em 2021.

Embora Rita tenha nascido oficialmente em 31 de dezembro, último dia do ano, ela decidiu adotar o dia 22 de maio como seu aniversário. Essa decisão foi motivada pelo desejo de ter um momento só seu, já que sua data de nascimento coincide com as festividades do Ano Novo.

Rita Lee após sua aposentadoria dos palcos | Foto: Arquivo Pessoal

Em 2020, em uma entrevista ao programa “Fantástico” da TV Globo, Rita explicou o motivo dessa mudança. Ela revelou que escolheu o dia 22 de maio em homenagem a Santa Rita de Cássia, uma santa católica com a qual ela se identificava profundamente.

Continua após a publicidade

“Eu nasci no dia 31 de dezembro, último dia do ano, nunca tive uma festa minha. É sempre: ‘Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser.’ Não uma festa só para mim. Aí, Renata, eu escolhi o dia 22 de maio para fazer aniversário, que é o dia de Santa Rita de Cássia”, contou Rita em conversa com a jornalista Renata Ceribelli.

Renata Ceribelli, ao ouvir a história, brincou: “Primeira pessoa que eu conheço que adianta a idade.” Rita, sempre espirituosa, respondeu: “Eu gosto das minhas rugas, são cicatrizes da vida, eu respeito as minhas pelancas.”

A devoção de Rita por Santa Rita de Cássia era tão significativa que ela escolheu lançar sua autobiografia no dia 22 de maio. O livro, publicado pouco antes de sua morte, detalha o período delicado que a artista enfrentou após o diagnóstico de sua doença.

Rita Lee, com sua mudança de data de aniversário, mostrou mais uma vez sua capacidade de se reinventar e sua profunda conexão com as coisas que lhe eram importantes, deixando um legado não apenas na música, mas também na maneira única de viver sua vida.

Internautas não deixaram de homenagear a rainha do rock, um fã escreveu. “Hoje é dia de Santa Rita, a padroeira da liberdade”. Já outro fã disse. “Obrigado por tudo Santa Rita Lee, a padroeira das ovelhas negras”

Veja Também