Conheça Amyr Klink, navegador e autor audacioso

Amyr realizou 15 expedições para a Antártica

Postado em: 03-06-2024 às 19h05
Por: Otavio Augusto Ribeiro dos Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça Amyr Klink, navegador e autor audacioso
Paulista é autor de vários livros. Foto: Arquivo Pessoal

Nascido em São Paulo, em 25 de setembro de 1955, Amyr Klink é um navegador e escritor cuja relação com o mar começou na infância. Aos 10 anos, em Paraty, comprou sua primeira canoa, batizada de Max, marcando o início de uma jornada repleta de aventuras e conquistas.

Em 1983, Klink construiu seu primeiro barco, o I.A.T., e no ano seguinte, completou a primeira travessia solitária a remo no Atlântico Sul. Após 100 dias no mar, chegou à Bahia em 18 de setembro de 1984, uma experiência documentada no livro “Cem Dias entre o Céu e o Mar”.

Três anos depois, em 1986, iniciou suas viagens à Antártica, realizando um total de 15 expedições ao continente gelado. De volta de uma dessas viagens, começou a construção do barco Paratii.

Continua após a publicidade

Klink é um dos exploradores mais respeitados do mundo. Foto: Arquivo Pessoal

Em 1989, estreou como velejador em uma viagem solo que durou 642 dias, durante a qual ficou imóvel por sete meses e meio devido ao rigoroso inverno. Essa aventura foi relatada no livro “Paratii, Entre Dois Pólos”.

Em 1994, Klink começou a construção do veleiro Paratii 2, e em 1998, embarcou no Projeto Antártica 360 Graus, circunavegando o continente antártico em uma viagem de 88 dias, resultando no livro “Mar sem Fim”. Sua última obra literária, “Linha D’Água – Entre Estaleiros e Homens do Mar”, foi lançada em 2006.

Casado com a também velejadora Marina Bandeira, Amyr Klink é pai das gêmeas Tamara e Laura e da caçula Marina Helena. A família compartilha a paixão pelo mar, com Marina acumulando mais de cem competições no currículo.

Explorador tem história inspiradora. Foto: Arquivo Pessoal

Reconhecido como autor de best-sellers, suas obras foram publicadas em seis idiomas e venderam mais de um milhão de exemplares. Palestrante há 38 anos, Klink já realizou mais de 3.200 eventos em 16 países.

Em uma entrevista, ressaltou que a emoção humana é insubstituível, afirmando: “O que nos vai restar, além das máquinas da tecnologia, é a emoção. A emoção nunca será digital, mecânica.”

Com 20 expedições marítimas no currículo, Amyr Klink é considerado um dos mais respeitados exploradores do mundo e o maior navegador do Atlântico Sul.

Veja Também