Mais de 10 anos após o assassinato de MC Daleste, Globo anuncia documentário

A família de MC Daleste solicitou a reabertura do inquérito em 2020

Postado em: 05-06-2024 às 17h43
Por: Otavio Augusto Ribeiro dos Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 10 anos após o assassinato de MC Daleste, Globo anuncia documentário
Funkeiro levou tiro no tórax. Foto: Reprodução/ Gshow

Daniel Pellegrini, mais conhecido como MC Daleste, um dos pioneiros do “funk ostentação”, foi brutalmente assassinado enquanto se apresentava em Campinas, São Paulo, em julho de 2013. Passados mais de dez anos, as autoridades ainda não identificaram o responsável pelos disparos que tiraram a vida do cantor de 20 anos.

MC Daleste estava no palco durante uma festa julina quando foi alvejado por tiros. O primeiro disparo atingiu sua axila direita, mas ele continuou a apresentação. Minutos depois, um segundo tiro acertou seu tórax, perfurando pulmão, estômago e fígado.

Daleste foi imediatamente socorrido e levado ao Hospital Municipal de Paulínia, onde chegou a ser entubado e passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos.

Continua após a publicidade

Vídeos gravados por fãs e colaboradores presentes no show registraram o momento do ataque de vários ângulos. Apesar dessas evidências visuais, a polícia não conseguiu identificar o autor dos disparos.

Segundo o Instituto de Criminalística, os tiros foram disparados de uma distância de 40 metros, de uma casa em construção nas proximidades.

Na época, as investigações exploraram diversas hipóteses, incluindo crime passional e desavenças com o contratante do show, mas nenhuma dessas linhas investigativas trouxe provas suficientes para avançar no caso.

Testemunhas relataram à Polícia Militar a presença de um veículo vermelho sem placa de identificação deixando o local com um indivíduo armado. Porém, essa pista também não levou a nenhuma conclusão concreta.

Em 2014, o inquérito foi transferido para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na capital paulista. Mesmo com a mudança de jurisdição, as investigações não progrediram, sendo encerradas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) em junho de 2016, sem qualquer resolução.

A família de MC Daleste solicitou a reabertura do inquérito em 2020, buscando novas pistas que pudessem esclarecer o crime, mas o pedido foi negado pela SSP, alegando falta de novas informações relevantes ao caso.

A série documental “MC Daleste – Mataram o Pobre Loco”, lançada recentemente pelo Globoplay, busca trazer mais detalhes sobre o trágico evento e manter viva a memória do funkeiro

https://globoplay.globo.com/mc-daleste-mataram-o-pobre-loco/t/MSs7d7NfVB

Veja Também