Chrystian ajudou consolidar fama de Goiânia como capital do sertanejo

Naturais de Goiânia, dupla fez sucesso nas décadas de 1980 e 1990 com músicas que iam além do sertanejo

Postado em: 20-06-2024 às 02h35
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Chrystian ajudou consolidar fama de Goiânia como capital do sertanejo
Chrystian e Ralf, a dupla que ajudou a transformar Goiânia na capital do sertanejo. (Foto: Reprodução/ Instagram)

A morte de Chrystian, irmão e ex-dupla de Ralf, trouxe à memória de que ambos nasceram em Goiânia, capital goiana com fama de ter criado nomes do sertanejo.

Com sucessos do sertanejo na grade de novelas das principais emissoras do Brasil, a dupla Chrystian e Ralf ajudou a moldar a fama de Goiânia como a capital do sertanejo.

A capital ajudou a construir carreiras como a de Zezé di Camargo e Luciano (que nasceram em Pirenópolis) e Leandro e Leonardo (nasceram em Goianápolis) mas também de dois cantores que perderam a vida jovem, no auge e calor da fama: Marília Mendonça e Cristiano Araújo.

Continua após a publicidade

Além disso, nos últimos anos, Goiânia se tornou percurso do que há de mais relevante no cenário sertanejo. Adotou corações que preenchem a história apaixonado de milhões de brasileiros, como Maiara e Maraisa e Gusttavo Lima.

Chrystian morreu na noite de quarta-feira (19). Ele tinha 67 anos e estava internado no Hospital Samaritano, em São Paulo.

Dessa forma, segundo informações do hospital divulgados após autorização da família, exames descobriram que o artista estava com um rim policístico.

Leia mais: Fama: Morre cantor Chrystian, irmão e ex-dupla de Ralf

Antes de tudo, em fevereiro o artista faria transplante de rim, mas exames pré-operatórios adiaram os planos médicos.

Na discografia, no entanto, resta saudades aos fãs. Entre eles, canções que Chrystian cantou, antes de a dupla ser formada, em inglês. Ele gravou o sucesso “Don’t Say Goodbye”, em 1973, para a novela Cavalo de Aço, da Rede Globo.

A dupla lançou-se no mercado em 1983. Naquele mesmo ano Chrystian e Ralf venceu o primeiro Disco de Ouro, uma das premiações mais importantes do mundo musical brasileiro.

Chrystian e irmão ganharam fama com novelas

Engana-se quem acha que os irmãos cantavam apenas sertanejo. Para provar o contrário, viajaram o país em 1993. Pela turnê “Viajantes da Canção”, cantaram, além de Elis Regina e Dalva de Oliveira, ópera.

Com perfil inovador, os irmãos inovaram: primeira dupla a gravar CD e vender 1 milhão de cópias de LPs, chegando ao recorde de Roberto Carlos.

Já nas novelas, a dupla gravou para TV Globo, SBT e Record.

Veja Também