Delegado geral da PC quer ações emergenciais em GO

O ex-delegado de Anápolis, Álvaro Cássio dos Santos substituiu João Carlos Gorski no comando Geral da PC

Postado em: 04-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Delegado geral da PC quer ações emergenciais em GO
O ex-delegado de Anápolis, Álvaro Cássio dos Santos substituiu João Carlos Gorski no comando Geral da PC

ELDER DORNELES

Na manhã da última terça-feira (1º), Álvaro Cássio dos Santos, tomou posse do cargo de delegado geral da Polícia Civil de Goiás (PC-GO), substituindo, João Carlos Gorski. A decisão foi tomada no dia 26  fevereiro, pelo secretário e vice-governador, José Eliton (PMDB). A cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). Santos comentou sobre os novos desafios. “Assumi a direção da Polícia Civil num momento delicado, quando a sociedade quer respostas. Por isso, precisaremos de ações emergenciais”, diz.

Continua após a publicidade

Como novidade, Álvaro almeja melhorar a parte operacional. Para isso anunciou dois novos integrantes: o delegado, Marcelo Aires, que ficará na Delegacia Geral Adjunta, e Ricardo Chueire para a Superintendência de Polícia Judiciária que tem experiência à frente do Genarc (Grupo de Repressão a Narcóticos). Para o projeto Tolerância Zero, a PC vai atacar quatro frentes- crimes patrimoniais, crimes contra a vida e do colarinho branco. O tráfico de drogas também está elencado à operação. 

Em seu discurso de posse, Santos cita que o momento requer a integração da Polícia Militar e de todas as forças que integram a Segurança Pública de Goiás. “De minha parte pode ter certeza que o espírito é de somar esforços. Temos de estar unidos contra a criminalidade. Juntos somos mais fortes,” finaliza.  Embora PC e a PM, tenham funções diferentes (PC atua na investigação e a PM no policiamento ostensivo e preventivo) ambas tem o mesmo objetivo, combater o crime. “É importante entender que temos um adversário comum, que é o criminoso e que tanto PC quanto a PM devem atuar para levar à sociedade a segurança que lhe é de direito’’, enfatiza. 

Essa pareceria, segundo o novo comandante, trará melhorias ao Estado. O delegado geral conta que a integração soma esforços na busca de um mesmo fim. “Bandido bom é bandido preso. E vamos atuar nesse sentido, prender aqueles que infringirem a lei,’’ diz Santos. Ele explica que a PC fará mais parceiros para atender melhor as necessidades da população. “não mediremos esforços no cumprimento de nossa missão constitucional de investigar’’, completa. 

UNIFICAÇÃO

Atualmente, para realizar um boletim de ocorrência (BO) na Capital, a vítima deve ir em horário comercial e dias úteis à uma delegacia ou à Central de Flagrantes, localizada no Setor Cidade Jardim. O plano de Santos é que o atendimento seja unificado entre a PM e bombeiros. “O projeto ainda está em fase de estudos, mas o nosso objetivo é que as ocorrências possam ser registradas por qualquer policial militar que estiver nas ruas e até mesmo pelo Corpo de Bombeiros”. O delegado geral conta que os dados serão colocados em um sistema que poderão ser acessados para investigações e que em breve a Secretaria de Segurança Pública  anunciará os detalhes da medida. 

PERFIL

Álvaro Cássio dos Santos, 58, é natural de Itapuranga. Casado com Amaurita dos Santos, ele tem cinco filhos, Pedro Henrique dos Santos, Álvaro dos Santos, Cássio dos Santos, Bruno Portela e Anderson Portela. É graduado em Direito. Especialista em Direito Penal e Processo Penal. Há 35 anos na Polícia Civil, já foi delegado de classe especial e regional em Aparecida de Goiânia nos anos 2000 a 2011. Foi superintendente de Policia Judiciária em 2011 e 2012. Foi delegado Geral Adjunto em 2012. Por fim, comandou a PC em Anápolis entre 2012 e 2016. 

 

Veja Também