Parques Estaduais serão geridos por OSs

Vilmar Rocha, Secretario de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), anunciou ontem que os parques estaduais, assim como

Postado em: 08-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Vilmar Rocha, Secretario de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), anunciou ontem que os parques estaduais, assim como os hospitais públicos, são cotados para serem geridos por Organizações Sociais. A divulgação foi realizada durante o lançamento do Programa de Conscientização Ambiental, no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, que visa estimular programas de educação ambiental. O projeto abrange 18 cidades, contemplando 60 mil alunos da rede estadual, de 2016 a 2018.

A solenidade contou com a presença do governador Marconi Perillo, que fez o lançamento do projeto. Em discurso, Marconi afirmou que sempre estimulou programas de educação ambiental que sejam bem estruturados como o apresentado pela Secima. “Conseguimos multiplicar por cinco as áreas preservadas. O salto foi de 12 para 96 o número de Estações de Tratamento de Efluentes desde o meu primeiro governo. Hoje, já se coleta e trata-se 90% do esgoto produzido na Capital”, pontuou.

Projeto

Continua após a publicidade

O Conscientização Ambiental consiste em levar para as escolas palestras, debates, oficinas e promover visita guiada aos parques estaduais e Estações de Tratamento de Água, Esgoto, em uma verdadeira imersão nas questões de preservação e conservação da natureza. Dentro das escolas, haverá exibição de filmes com temática ambiental, levantando a discussão do tema entre os alunos. 

Segundo Rocha, Goiás tem parques ecológicos muito bem estruturados, como o Altamiro de Moura Pacheco, que conta com mais de 290 espécies catalogadas. “Precisamos levar as pessoas para a vivência nestes parques”, defendeu o secretário. Ele ainda explicou que em 2015 foram plantadas 100 mil árvores em um projeto de compensação ambiental. Nesse ano, outras 200 mil serão somadas ao projeto. 

O secretário ainda reforçou que é preciso investir na formação das crianças, que hoje possuem uma consciência ambiental mais avançada que os mais velhos. “São elas que repreendem seus pais ao jogar lixo pela janela do carro, por exemplo. São replicadores das boas práticas”, disse.

Patrícia Fernandes Barbosa, coordenadora do Circuito Tela Verde, do Ministério do Meio Ambiente,  anunciou que cada escola participante vai receber um kit com mais de 300 vídeos ambientais para contribuir com as atividades educativas.  (Márcia Fabiana ) 

Veja Também