Com vendas em baixa, comércio mobiliza reação

No Dia Mundial do Consumidor ações pretendem movimentar o ‘paradão’ de março e aquecer o varejo

Postado em: 15-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Com vendas em baixa, comércio mobiliza reação
No Dia Mundial do Consumidor ações pretendem movimentar o ‘paradão’ de março e aquecer o varejo

RHUDY CRYSTHIAN

Depois de sucessivas quedas nas vendas do comércio varejista em Goiás, o índice no acumulado do ano passado foi de -10,2%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), lojistas se unem para criar novos atrativos para aumentar o fluxo de clientes nos postos de vendas e engordar o caixa. O setor é criativo e comemora hoje o Dia Mundial do Consumidor. A dada foi criada para lembrar do compromisso em respeitar os direitos do consumidor.

Continua após a publicidade

Assim como acontece com outras datas consideradas importantes para o comércio, o varejo aproveita a oportunidade para pegar carona e alavancar as vendas. Diversas promoções, principalmente no mundo digital, ações de marketing, condições de pagamento diferenciadas e lançamentos estão programadas.

Segundo Carlos Luciano Martins, diretor da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), o reforço acontece em um momento importante para o setor. “Fevereiro foi um mês muito fraco, é considerado o pior do ano. Ações que visem um reconhecimento do consumidor sempre são bem-vindas”, comenta.

O diretor explica que em Goiânia o comércio varejista está com diversas ações em andamento nesse período. O setor de varejo de móveis, por exemplo, iniciou a semana com iniciativas e promoções para chamar a atenção do cliente. O comércio eletrônico também promove desde ontem (14) uma megaliquidação, com descontos de até 70%. O objetivo das lojas on-line é fazer um sucesso semelhante ao da Black Friday. 

Direitos 

No ano que se comemora 25 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a lei que ampliou os direitos do cidadão nas relações de consumo, entidades de defesa alertam que muito ainda precisa ser destacado antes de comemorado. Segundo o professor de direito do consumidor, Vitor Hugo do Amaral, as conquistas foram diversas, mas há desafios.

Ele explica que o Código caminha para uma grande atualização em dois projetos no Congresso como o que se refere ao comércio eletrônico e no tratamento de consumidores endividados. “As pessoas sabem que elas têm direitos, mas não conseguem reconhecer esses benefícios”, exemplifica.

Para o especialista, o principal desafio para os próximos 25 anos do Código é o fortalecimento político das entidades de proteção ao consumidor. Na prática, muitos direitos assegurados pelo CDC não são cumpridos. Nesses casos, o professor explica que o cliente tem o poder de escolher consumir em estabelecimentos que respeitam seus direitos.  

Consumidor deve ficar atento a golpes  

As categorias de produtos mais vendidos nas ações que permeiam o Dia do Consumidor este ano devem ser cosméticos, perfumaria, livros, eletrodomésticos, moda, casa e decoração, telefonia e celulares, informática e eletrônicos. A maioria dessas vendas deve ser on-line já que grandes redes varejistas encabeçam a iniciativa.

Para evitar falsas liquidações, o consumidor deve ficar atento no local onde são hospedadas e divulgadas as ofertas. Os produtos com o menor preço receberão um selo do Dia do Consumidor.

O Procon Goiás alerta que nessas datas de promoções ou campanhas as reclamações aumentam consideravelmente. De acordo com a gerente de atendimento ao consumidor do órgão, Rosânia Nunes, as principais queixas nessas épocas são a não entrega do produto ou entrega fora do prazo. Ela comenta que os preços mascarados, falsas promoções e propaganda enganosa também são queixas constantes. 

Para evitar golpes o consumidor deve ficar atento e percorrer uma verdadeira via sacra no quesito segurança na hora de efetuar a compra. A entidade divulga hoje a Lista Negra 2015, levantamento com as principais empresas com registros no cadastro de reclamação fundamentada do Procon.

 

Veja Também