Procura por aulas de defesa pessoal cresce em Goiânia

Todas as idades podem praticar as técnicas que incluem diversas modalidades de luta

Postado em: 15-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Procura por aulas de defesa pessoal cresce em Goiânia
Todas as idades podem praticar as técnicas que incluem diversas modalidades de luta

Karla Araujo

As aulas de luta com foco em defesa pessoal ganham espaço nas academias de Goiânia e caem no gosto dos atletas. Danyllo Rosa é instrutor da modalidade Krav Maga em uma academia localizada no Jardim América, em Goiânia, e afirma que a procura por aulas têm crescido nos últimos anos de forma considerável. 

Continua após a publicidade

As aulas da modalidade Krav Maga com duração de uma hora custam, em média, R$ 150. Segundo Danyllo, a luta pode ser praticada por crianças de oito até 50 anos. “Nas primeiras aulas são ministradas técnicas básicas de soltura de pulso, contra puxões de cabelo e agarramento no chão. Com o passar do tempo, aprofundamos o conteúdo para defesa em caso de ataque com faca e arma de fogo”, afirma o instrutor.

Ainda segundo Danyllo, o tempo necessário para conseguir executar um golpe e se defender em uma situação real depende de cada aluno. “Não incentivamos a reagir. A modalidade é contra a violência e pela preservação da vida. A quantidade de homens e mulheres que procuram pelas aulas é a parecida, mas é indiscutível que mais mulheres procuram por defesa pessoal”, diz Danyllo. 

Experiências

Rubiana Rezende Mendonça, 38, trabalha em uma oficina mecânica e treina Krav Maga há dois anos. “Felizmente nunca passei por uma situação que me obrigou a usar as técnicas que aprendi nas aulas, mas, como mulher, diante de tanta violência, o Krav Maga me deixou mais confiante”, diz Rubiana.  A luta é a única atividade física que Rubiana pratica, em três aulas por semana com duração de uma hora cada. Antes de praticar a modalidade, ela já lutou muai thai e jiu jitsu. 

“Qualquer coisa me tirava do sério. Agora, descarrego tudo na aula. Com isso, estou mais calma no cotidiano. Tenho muito respeito pela modalidade e pelo mestre e não uso o que sei para qualquer briga”, afirma Rubiana.  O Krav Maga surgiu em Israel em meados da Segunda Guerra Mundial e foi difundida entre civis décadas depois. 

Aulas de graça na UEG para comunidade 

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) está com inscrições abertas para aulas gratuitas de defesa pessoal. O curso será ministrado por meio de um projeto de extensão da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (Eseffego).  

As aulas começam nesta quarta-feira (14), a idade mínima para participar é de 14 anos e não há custo de inscrição ou mensalidade.  

De acordo com o professor responsável, Ruy Pereira, módulos diferentes. Também não há uma modalidade de luta específica e sim, “um conjunto de técnicas”, explica o professor.

Os horário das aulas são: quartas e sextas-feiras, em dois horários (7h às 08h10; e 18h50 às 20h), e aos sábados (9h às 10h30). 

Escola da PC tem aula para servidores 

 A Escola Superior da Polícia Civil (PC-GO) oferece aulas de defesa pessoal, ministradas não apenas para a categoria, mas também para servidores . 

O agente de polícia e instrutor da entidade, Emival Alves de Oliveira, explica que o curso é voltado para a prevenir  violência. 

“São dois dias, sendo um turno de aula teórica e o restante de pratica.”, diz Oliveira. O instrutor afirma que são ministradas formas de prevenção contra assaltos, a forma certa de entrar e sair do carro e como e quando parar em um semáforo. “Ensinamos técnica de como sair de um agarramento ou gravata”, explica.

O curso pode ser solicitadas por órgãos do Estado por ofício. Segundo Oliveira, as aulas são para servidores ligados à segurança e também de outros departamentos.

 

Veja Também