Fiéis agitam atividades da Semana Santa

Paróquias devem realizar novenas, orações e encenações em comemoração à Paixão de Cristo

Postado em: 23-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Fiéis agitam atividades da Semana Santa
Paróquias devem realizar novenas, orações e encenações em comemoração à Paixão de Cristo

RHUDY CRYSTHIAN­

A Igreja Católica promete intensificar a partir de hoje programação da Semana Santa para os fiéis de Goiânia e região metropolitana. O período marca o fim das reflexões e penitencias da Quaresma. Novenas, orações, confissões individuais e até encenações teatrais são esperadas para marcar a data em que os cristãos celebram a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição.  As celebrações vão até o próximo domingo (27), Páscoa.

Continua após a publicidade

Na quinta, as paróquias promovem a última ceia de Cristo. Algumas igrejas celebram um culto de comunhão especial nesta data em memória à última ceia de Jesus com os discípulos. Também na Quinta-feira Santa é realizada a cerimônia de Lava-pés, que lembra o momento em que Jesus lavou os pés dos discípulos como ato de humildade. Nesse dia, a Catedral Metropolitana realiza missa da Santa Ceia em Trindade, com cerimônias lava-pés.

À meia noite de sexta-feira da Semana Santa, os postes de luz do Centro Histórico da cidade de Goiás (GO) se apagam. Ao som de tambores e à luz de tochas, tem início a Procissão do Fogaréu. Tradição na cidade desde 1745, o ritual simboliza a procura e a prisão de Cristo. Cerca de 40 homens encapuzados, os farricocos, que representam os soldados romanos, carregam as tochas enquanto um coro entoa cantos em latim.

A procissão é acompanhada por aproximadamente 10 mil pessoas. Ela parte do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, passa pela Igreja do Rosário (representando o local da última ceia) e chega até a Igreja de São Francisco de Paula, que faz o papel do Monte das Oliveiras, onde Cristo foi preso. A partir daí, o estandarte com a imagem de Jesus é carregado por um dos farricocos, simbolizando sua captura. 

A Sexta-feira Santa é marcada pelo julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, por meio de ritos religiosos. O dia é um dos pontos altos da celebração, pois é marcado por procissões como a da Via-Sacra e do Senhor Morto. Nesse dia a Arquidiocese recomenda que os fiéis levem velas com proteção.

No Sábado de Aleluia, último dia da Semana Santa, as atividades se resumem a novenas e vigílias durante o dia. À noite, é realizada a Vigília Pascoal como forma de preparação para a celebração da Páscoa. Nessa data é relembrado o dia que a Virgem Maria, recebeu o título de “Nossa Senhora da Solidão”. A igreja recomenda também que os fiéis levem velas para as celebrações.

O Domingo de Páscoa marca o encerramento das celebrações e o ápice da Paixão de Cristo. São realizadas missas em todas as paróquias. A data marca a ressurreição de Cristo depois de três dias da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento.

Evangélicos

Até hoje os evangélicos desfrutaram de uma programação com reuniões nas casas dos irmãos. Amanhã, algumas congregações realizam cantatas nas igrejas. Na quinta e sexta-feira serão realizados sermões especiais com temas na morte e ressurreição de Cristo e em seguida o culto de Santa-eia com Lava-pés entre os irmãos. 

Veja Também