Oito municípios recebem Balada Responsável durante o feriadão

As equipes atuarão na Região Metropolitana de Goiânia e em cidades que, tradicionalmente, recebem grande número de turistas nos feriados

Postado em: 23-03-2016 às 11h20
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Oito municípios recebem Balada Responsável durante o feriadão
As equipes atuarão na Região Metropolitana de Goiânia e em cidades que, tradicionalmente, recebem grande número de turistas nos feriados

Na tentativa de reduzir o número de acidentes causados pela combinação álcool e direção, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, leva o programa Balada Responsável a municípios goianos durante o feriadão da Semana Santa – de 24 a 27 de março. As equipes atuarão na Região Metropolitana de Goiânia e em cidades que, tradicionalmente, recebem grande número de turistas nos feriados prolongados.

Além de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo, Trindade e Aparecida de Goiânia, o programa Balada Responsável será realizado em Pirenópolis, Quirinópolis e Caldas Novas. Esses municípios receberão equipes de educadores de trânsito, que farão o trabalho de conscientização com os visitantes em bares, restaurantes e shows; e equipes de fiscalização, que atuarão em blitzes. Mais de 100 profissionais, entre servidores do Detran-GO e policiais militares, trabalharão na operação.

Continua após a publicidade

O foco das blitzes do programa é o cumprimento da Lei Seca, mas, durante os trabalhos, são observadas todas as questões inerentes ao trânsito e à segurança pública. Para uma viagem segura, o condutor deve verificar as condições do veículo antes de sair de casa, evitar viajar à noite, respeitar a sinalização de trânsito e só realizar ultrapassagem com segurança e em locais permitidos. O período chuvoso também exige que o motorista tenha cuidado redobrado.

O Detran-GO adverte que dirigir embriagado é crime. O motorista que não obedece à Lei Seca coloca em risco a sua vida e a vida dos outros. Quem for flagrado conduzindo veículo sob o efeito de álcool pode sofrer punição administrativa e ainda ser enquadrado em crime de trânsito.

Punições

Com as mudanças na lei, se o condutor fizer o teste do etilômetro e o aparelho detectar valor igual ou superior a 0,05 miligramas por litro de ar, ele será autuado conforme o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Na autuação administrativa, o condutor terá que pagar multa no valor de R$ 1.915,40 (podendo dobrar em caso de reincidência), terá a CNH recolhida e responderá processo que pode resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir. O veículo também fica retido até que seja apresentado um outro motorista habilitado.

A resolução também estabelece que, caso seja constatado pelo bafômetro valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar (descontada a margem de erro) ou se o exame de sangue marcar resultado igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue (6 dg/L), o motorista será enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele será preso em flagrante, podendo pegar de 6 meses a três anos de detenção. 

(Assessoria)

Veja Também