Síndrome causada por H1N1 mantém três em UTI

Para conter surto, secretaria enviou 25 mil doses da versão 2015 da vacina contra a gripe

Postado em: 29-03-2016 às 11h05
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Síndrome causada por H1N1 mantém três em UTI
Para conter surto, secretaria enviou 25 mil doses da versão 2015 da vacina contra a gripe

Deivid Souza

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou na manhã desta terça-feira (29) que quatro pessoas estão internadas em UTI’s em Rio Verde, a 238 quilômetros de Goiânia na Região Sudeste de Goiás, por causa da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Três casos da SRAG foram causados pelo vírus H1N1 da gripe. O quarto caso tem causa “não especificada”, o que corresponde dizer que pode ter sido provocado por um dos muitos problemas de saúde resultam na SRAG.

Continua após a publicidade

Na segunda-feira (28), a SES divulgou a morte de uma adolescente de 17 anos por SRAG. A origem da síndrome foi confirmada para o vírus H1N1. Para tentar conter o surto da doença em Rio Verde, a secretaria enviou 25 mil doses da versão 2015 da vacina contra a gripe, que também protege contra o vírus H1N1. Vão receber a proteção: gestantes; mulheres que tiveram filho recentemente; crianças menores de cinco anos e idosos. “Vale salientar que a partir do dia 20 de abril desse ano chegará em todo o Brasil, inclusive em Goiás, as novas doses de vacina contra influenza(gripe), e essas pessoas também receberão a partir do dia 20 de abril uma nova dose da vacina”, afirmou o secretário Leonardo Vilela.

O que chama a atenção das autoridades de saúde é o período em que o vírus H1N1 está circulando: antes do período mais frio já que é mais comum um relativo crescimento dos casos apenas no inverno.

Orientação

Como a gripe é transmitida por meio de secreções. A SES recomenda que as pessoas façam a higienização das mãos com regularidade, evitem aglomerações, usem lenços descartáveis ao tossir ou espirrar e usem álcool 70%. 

Veja Também