MS confirma 944 casos de microcefalia

Boletim divulgado ontem pelo Ministério da Saúde (MS) informa que 944 bebês nasceram com microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivas

Postado em: 31-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: MS confirma 944 casos de microcefalia

Boletim divulgado ontem pelo Ministério da Saúde (MS) informa que 944 bebês nasceram com microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivas de infecção congênita. Foram registrados 4.291 casos em investigação.

Os números se referem a registros feitos entre outubro de 2015, quando o ministério começou a investigar a relação entre o vírus Zika e a microcefalia, e 26 de março desse ano.

Continua após a publicidade

Do total de 944 confirmados, apenas 130 tiveram exame laboratorial positivo para o Zika. Mas a área técnica do Ministério da Saúde tem defendido que 130 é número menor do que o total de casos relacionados ao vírus. Isso ocorre porque o exame de laboratório para confirmar a ação do Zika não foi feito em todos os bebês.

Do total de 6.776 casos registrados de bebês com suspeita de terem a malformação, 1.541 foram descartados por apresentarem exames normais, ou apresentarem microcefalias e/ou alterações no sistema nervoso central por causas não infecciosas.

A maioria foi registrada na região Nordeste, (5.315 casos), o que corresponde a 78%, sendo o Pernambuco o Estado com o maior número de casos que estão sendo investigados (1.207).

A microcefalia pode ter como causa diversos agentes infecciosos, além do Zika, como sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes viral.

Nesta semana, os estados do Acre, Amapá, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul informaram a circulação autóctone do Zika. Dessa forma, todas as 27 unidades da Federação confirmam a circulação interna do vírus.

Goiás

Em Goiás, dados da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) indicam que há 50 casos de zika confirmados neste ano. Durante todo 2015, para efeito de comparação, foram 15 registros.

Por enquanto, há 478 casos sob investigação e outros 37 já foram descartados. 97 estão configurados como inconclusivos.

Goiânia é disparado o município com o maior número de casos confirmados de zika: são 36, com outros 269 ainda sendo analisados. Em seguida estão Aparecida de Goiânia (7 confirmações e 40 sob investigação) e Trindade (4 e 11).

Quanto aos casos de microcefalia, há 119 notificações em todo o Estado, no entanto, 84 ainda estão sob investigação. Nove casos foram confirmados de terem como causa infecção congênita, mas não há nenhuma confirmação de infecção por vírus zika.

Com 26 dos casos de microcefalia descartados de terem causa por infecção congênita, há 49 em investigação que ainda podem ter confirmação de relação com o zika. 

 

Veja Também