Assaltantes usam armas brancas em terminais

Maioria é de jovens usuários de drogas que comentem pequenos delitos para manter o vício

Postado em: 02-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Assaltantes usam armas brancas em terminais
Maioria é de jovens usuários de drogas que comentem pequenos delitos para manter o vício

Karla Araujo

Mais de cem armas brancas foram apreendidas com suspeitos de assaltos em ônibus do Eixo Anhanguera nos três primeiros meses do ano. Na mesma época, de acordo com dados da Guarda Civil Metropolitana (GCM), apenas uma arma de fogo foi encontrada. O comandante da GCM, Elton Magalhães, conta que um facão com quase um metro de lâmina já foi encontrado por guardas com um suspeito.

Continua após a publicidade

A GCM atua em parceria com a Polícia Militar nos terminais que atendem as linhas do Eixo Anhanguera– Novo Mundo, Padre Pelágio, Dergo, Praça A e Praça da Bíblia– desde o fim do ano passado. Magalhães lembra que o trabalho é preventivo e acredita que cada arma branca apreendida foi um crime a menos cometido. “Nenhuma força de segurança pode dizer que vai acabar com a criminalidade, mas o que realizamos já faz a diferença”, diz.

De acordo com a Polícia Militar, as pessoas que praticam crimes dentro dos ônibus do Eixo Anhanguera, terminais e plataformas são usuários de drogas que cometem pequenos delitos para manter o vício. Ainda segundo a PM, os objetos de furto ou roubo não são tipificados nas ocorrências, como celular ou dinheiro, mas é certo que os assaltantes procuram por objetos pessoais.

Vigilância

A Metrobus, empresa responsável pela administração do Eixo Anhanguera e terminais da linha, divulgou que o sistema de videomonitoramento passará a funcionar a partir deste mês e deve auxiliar na segurança dos usuários. As imagens serão transmitidas em tempo real via internet com o monitoramento feito através do Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), no Setor Aeroviário, onde há comunicação direta de ocorrências ao longo do Eixo Anhanguera.

Passageiros não se sentem seguros

 O jornalista Elvis Marques, 24, já foi assaltado no Eixo Anhanguera. Ele estava em um ônibus entre as plataformas do Hemocentro e o Terminal Praça A, por volta das 13h, a caminho do trabalho. Elvis conta que dois jovens armados com facas assaltaram-no e mais dois outros passageiros, pois o ônibus estava vazio naquele horário. Em ação rápida, os criminosos levaram os celulares das vítimas. “Depois que fui assaltado, fiquei ainda mais cuidadoso. Não me sinto seguro”, lamenta.

Motorista

Outro caso de violência aconteceu ontem (1º). Desta vez, a reação partiu de um motorista, que baleou um jovem de 19 anos no Terminal Padre Pelágio, em Goiânia. Segundo o subcomandante da Guarda Civil Metropolitana, Valdimir Passos, um motorista da linha 036- Terminal Pe. Pelágio / Cândida Morais / Teminal Recanto do Bosque – sacou uma arma de fogo e disparou contra dois rapazes que entraram no ônibus sem pagar e ainda discutiram com o condutor durante o trajeto. O caso será investigado pelo 5º Distrito Policial de Goiânia.

O rapaz que foi atingido pelo tiro foi encaminhado ao Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e teve alta no início da tarde de ontem. O motorista está foragido. Por nota, a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos da Grande Goiânia informou que todos os motoristas vinculados às concessionárias do transporte público coletivo passam por treinamentos pelo menos duas vezes por ano e o uso de armas, de qualquer espécie, é proibido.

Reações

Outro caso que também chamou a atenção aconteceu no mês passado. Um assaltante morreu após sofrer uma facada no pescoço de um adolescente, de 15 anos de idade. O adolescente havia sido assaltado dentro do ônibus do eixo Anhanguera, no Jardim Clarisse, em Goiânia. O assaltante, que não portava documentos, praticou o roubo de uma corrente e celular do menor, dentro do ônibus que faz a ligação intermunicipal de Goiânia e Trindade.

O adolescente atingiu o assaltante com golpes de canivete. O suspeito fugiu do ônibus, não resistiu ao ferimento e morreu em um lote baldio da Rua Ana Maria Miguel.

Na última quarta-feira (30), o Comando de Operações e Divisas (COD) da Polícia Militar prendeu, em flagrante, dois suspeitos de cometerem roubos em ônibus que integram o sistema Eixo Anhanguera, na Região Metropolitana.

Wallison Marques dos Santos, de 18 anos, e um adolescente de 15 anos, foram capturados após terem assaltado duas pessoas em um veículo da Linha Goiânia / Trindade. Uma das vítimas ficou ferida. Com os suspeitos, foram encontrados dois celulares, um boné e uma faca que era utilizada para ameaçar as vítimas. 

Veja Também