Cheque Mais Moradia auxilia na habitação

De Norte a Sul do Estado, os canteiros de obra da Agência Goiana de Habitação (Agehab) revelam a força da política habitacional

Postado em: 04-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cheque Mais Moradia auxilia na habitação

De Norte a Sul do Estado, os canteiros de obra da Agência Goiana de Habitação (Agehab) revelam a força da política habitacional de interesse social adotada pelo Governo de Goiás. Todos os 246 municípios goianos já foram atendidos com construção, reforma e melhoria de moradias nas cidades e na zona rural. O principal instrumento dessa revolução na habitação de interesse social é o Cheque Mais Moradia. O investimento em cinco anos é de quase R$ 370 milhões.

Ação

Continua após a publicidade

Executado pela Agehab, o Cheque Mais Moradia – crédito outorgado do ICMS destinado exclusivamente à compra de materiais de construção – foi reformulado em 2011 para atuar em todas as parcerias firmadas pela Agência para construção de casas. O resultado é que cerca de 12 mil moradias foram concluídas em 130 municípios. Outras 16 mil unidades habitacionais estão em construção em 159 cidades.

O presidente da Agehab, Luiz Stival, destaca que, com o fortalecimento do Cheque Mais Moradia pelo Governo de Goiás e a nova forma de execução da política habitacional empreendida pela Agência a partir de 2011, transformou o Estado em referência nacional. “A Agehab trabalha com foco em parceria dando como garantia em todos os convênios celebrados a contrapartida do Cheque Mais Moradia”,explica Stival.

Mudança

O valor do Cheque pode chegar a R$ 20 mil por unidade habitacional. Em Goiânia são mais de nove mil construídas e em construção. 

Em Jataí, no Sudoeste do Estado, com 88 mil habitantes, foram entregues este ano mil moradias em parceria com o governo federal e a prefeitura. Também Mossâmedes, na Região Oeste do Estado, recebeu 40 unidades habitacionais no Residencial Maria Luiza de Jesus.

Na moradia onde vivia o casal Ozemar Amadeus, 70 anos, e Iradir Pereira, 56, em Morro Agudo de Goiás, na Região Sul do Estado, a 200 quilômetros de Goiânia, “chovia mais do lado de dentro que fora de casa”. Quem conta é a própria dona Iradir, que graças ao Cheque Reforma recebido do Governo de Goiás, por meio da Agehab, conseguiu trocar o telhado, e com a ajuda de vizinhos e recursos próprios, ainda comprou janelas e portas novas e pintou toda a casa. “Sem o Cheque Reforma não teríamos nem começado. Agora temos conforto e tranquilidade”, afirma Ozemar. 

Veja Também