Carteira do Artesão é o documento do artista de GO

Desde, 12 de junho de 2013 até 1º de abril de 2016, mais de 4 mil pessoas foram cadastradas na SED. Goiás ocupa o 11º lugar no ranking de cadastramento

Postado em: 06-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Carteira do Artesão é o  documento do artista de GO
Desde, 12 de junho de 2013 até 1º de abril de 2016, mais de 4 mil pessoas foram cadastradas na SED. Goiás ocupa o 11º lugar no ranking de cadastramento

O escultor Carlos Antônio da Silva, de 54 anos, tem um documento que representa um reconhecimento para quem vive da arte. É a Carteira Nacional do Artesão, o documento de identidade do artesão brasileiro. “A carteira dá um respaldo pra gente, e traz alguns benefícios como financiamento, por exemplo”, diz.

Em Goiás, desde 12 de junho de 2013 até 1º de abril de 2016, mais de 4 mil pessoas foram cadastradas pela Gerência de Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) em 123 municípios, contemplando artesãos – aqueles que utilizam matéria-prima natural para a criação do produto e trabalhadores manuais que desenvolvem seu trabalho a partir de produtos industrializados. 

Goiás ocupa o 11º lugar no ranking de cadastramento por estados brasileiros. Alagoas é o campeão, com mais de 12 mil. Apesar da forte competitividade com o Nordeste, que se desponta nesta área impulsionado também pelo potencial turístico, Goiás é o terceiro que registra maior demanda, com uma média de 74 cadastros mensais. Do total de 4 mil, 2.780 são trabalhadores manuais, sendo 92% mulheres e 8% homens e 1.222 artesãos (72% homens e 28% mulheres).

Continua após a publicidade

Quem tem a carteira pode participar das principais feiras nacionais realizadas pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), que são uma importante vitrine para exibir o que é produzido de mais belo no Estado. Outra vantagem é a emissão de nota fiscal, o que representa a formalização da atividade. Com o documento em mãos, o portador pode ir até uma Agência Fiscal da Secretaria da Fazenda (Agenfa) ou a uma agência do Vapt Vupt para retirar a nota avulsa. Ele pode também ter acesso à nota que viabiliza o transporte interestadual das obras, exigida durante fiscalização em rodovias.

A carteira do artesão é gratuita. No interior, a recomendação é procurar Secretaria Municipal de Cultura. 

Veja Também