Estado registra queda de inadimplentes

José Evaristo dos Santos, explica que o cartão de crédito continua sendo o vilão do endividamento

Postado em: 09-04-2016 às 08h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Estado registra queda de inadimplentes
José Evaristo dos Santos, explica que o cartão de crédito continua sendo o vilão do endividamento

Com o aumento do desemprego e a queda da renda fixa, o total de endividados em Goiânia passou de 37,3% em fevereiro para 35,9% em março, registrando uma queda de 3,7%. A média nacional de endividamento foi de 59,6%. A inadimplência do consumidor caiu, passando de 20,3% para 18,6% no mesmo período. O resultado da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) foi divulgado essa semana pelo presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio GO), José Evaristo dos Santos.

Conforme a pesquisa, uma parcela de 63,6% dos entrevistados alegaram não ter dívidas com cartões de crédito, carnês, cheques pré-datados, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros. Mesmo assim, o cartão de crédito continua sendo o principal tipo de endividamento para uma parcela de 74,1% dos endividados, seguido pelos carnês, que comprometem a renda de 32,7% dos consumidores, e pelo crédito pessoal com 24,5%.

Continua após a publicidade

O presidente da Fecomércio Goiás, José Evaristo dos Santos, explica que o cartão de crédito continua sendo o vilão do endividamento por ser a forma de pagamento que garante maior segurança tanto para o cliente quanto para o comerciante, apesar das altas taxas que os empresários precisam repassar para as operadoras. 

O estudo mostra que 18,2% dos entrevistados consideram-se muito endividados. Dentre as famílias ouvidas, 61,8% afirmam que continuarão endividadas por mais um ano. Dentre os entrevistados que possuem contas a pagar, 47,8% não estão com estas atrasadas e nem têm alguém em sua casa em situação de inadimplência.  (Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas/) 

Veja Também