Sem transporte, beneficiados podem perder Bolsa Família

Inscritos no Bolsa Família reclamam da falta de ônibus escolar em alguns bairros da Capital. Elas podem perder o benefício

Postado em: 09-04-2016 às 08h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Sem transporte, beneficiados podem perder Bolsa Família
Inscritos no Bolsa Família reclamam da falta de ônibus escolar em alguns bairros da Capital. Elas podem perder o benefício

Moradores do Residencial Buena Vista, beneficiados pelo Bolsa Família, reclamam da falta de ônibus escolar que leva os estudantes da rede pública para as escolas. Assim, as famílias correm o risco de perder o benefício. De acordo com a costureira, Ana Paula Pereira Oliveira, 33, o ônibus não passa há uma semana e meia, desde o dia 30 de março. Dessa forma, crianças estão sem como ir à aula. A escola mais próxima fica a 20 quilômetros.

Segundo nota da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia (SME), não há motivos para alarde já que a verba para o transporte escolar é repassada normalmente. Para a Secretaria, o problema citado ocorreu pela falta de monitor que acompanha as crianças desde o embarque até o desembarque, para garantir a segurança dos alunos durante o trajeto. 

Continua após a publicidade

A Secretaria comunicou ainda que a atual monitora dos ônibus pediu afastamento do serviço e com isso a SME procurou uma substituta para resolver a falta. Ainda de acordo com o esclarecimento, o problema já foi solucionado com a admissão de um novo profissional.

Diariamente quatro ônibus fazem o transporte da rota . Ele sai de um ponto pré-definido onde todos os estudantes se encontram. Esse percurso é feito nos horários de início e termino das aulas. 

Entretanto, Ana Paula explica que o responsável que acompanha os alunos no trajeto foi na última quinta-feira (6) para o ponto aguardar o coletivo, porém, o mesmo não passou. “A alternativa é acordar as 5h30 da manhã e ir pegar o ônibus. Mesmo assim fica pesado no orçamento. Eu não tenho condição de pagar passagem para os meninos”, descreve. Ana explica que mesmo eles indo de transporte circular, os garotos chegam atrasados e geralmente perdem a primeira aula. O percurso é de 1h30. 

Renda

A costureira conta que na semana passada, os pais dos alunos fizeram um protesto impedindo a passagem de outros ônibus devido à falta do transporte, inclusive, alguns ameaçaram atear fogo nos veículos. “Essa manifestação foi terça-feira passada, porém, os ônibus já faltavam antes disso”, comenta. Para a população, a SME informou que no início da semana o transporte seria normalizado, contudo os estudantes foram para o ponto e, mais uma vez, não conseguiram ir para a aula. 

Para não perder o benefício dado pelo governo Federal, Ana tem que fazer um relatório de freqüência a cada seis meses. Com tantas faltas do filho Guilherme Pereira, ela se preocupa. “A escola disse que ele e os demais alunos não serão prejudicados”, diz. 

O garoto de 13 anos conta que chegou a chorar por estar sem poder estudar. “Não tenho vergonha de dizer que chorei, chorei sim, pois acho ruim estar em casa perdendo conteúdo. Querendo ou não eu serei prejudicado” desabafa o estudante. 

Para essas pessoas, o Bolsa Família é de extrema importância. “Ajuda na compra de materiais escolares, pagar as contas, compras de casa e reforça o nosso orçamento. Se a gente perder, irá desestruturar tudo. Eu não consigo pagar, por exemplo, a passagem de ônibus para as crianças irem para escola enquanto o escolar não passa. Agora imagina sem?”questiona Juliana Alves Morais Ribeiro, 35.

A dona de casa não comunicou ninguém acerca do problema, pois a Secretaria informou que a circulação se normalizaria. No entanto, ela se decepcionou mais uma vez.

A SME informou, por meio de uma nota, que o serviço será normalizado na próxima segunda-feira (11). 

Veja Também