Refugiados recebem 40 bikes no Dia das Boas Ações

Doação de bicicletas reformadas que acontece hoje faz parte de diversas atividades que ocorrerão em todo o Brasil para comemorar o Dia das Boas Ações

Postado em: 10-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Refugiados recebem 40 bikes no Dia das Boas Ações
Doação de bicicletas reformadas que acontece hoje faz parte de diversas atividades que ocorrerão em todo o Brasil para comemorar o Dia das Boas Ações

Hoje,  70 países celebram o Dia das Boas Ações. No Brasil, as comemorações da data serão particularmente especiais para um grupo de refugiados que vivem em Brasília e em outras localidades do Distrito Federal.

Em iniciativa que conta com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a organização não governamental Rodas da Paz vai doar 40 bicicletas reformadas para adultos e crianças refugiados de diferentes nacionalidades que escolheram a capital brasileira como local para reconstruir suas vidas, longe de guerras, conflitos e perseguições.

O evento acontece no Parque Ana Lídia – estacionamento 12 do Parque da Cidade –, às 10h, no âmbito da programação do Dia das Boas Ações, que será marcado também em São Paulo e no Rio de Janeiro. A doação também é apoiada pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH).

Continua após a publicidade

Com o projeto, as organizações esperam que as bicicletas, antes esquecidas, façam parte da vida dos refugiados, que poderão usá-las para o deslocamento ao trabalho ou mesmo para atividades de lazer e para a prática de esportes.

A doação do próximo domingo reflete o espírito do Dia das Boas Ações: qualquer pessoa pode se voluntariar e fazer algo para melhorar a vida dos outros e provocar mudanças positivas no mundo.

Esta já é a segunda vez em que a Rodas da Paz promove a doação de bicicletas a refugiados que vivem no Distrito Federal. Em 2012, foi feita uma doação durante o passeio ciclístico promovido todos os anos pela organização.

Brasil é capital global das comemorações do Dia das Boas Ações em 2016

Celebrado desde 2007, a data foi criada pela ONG israelense Ruach Tova. Em 2016, o Brasil foi escolhido como a capital global das comemorações.

A organização dos diversos eventos no país está a cargo da Atados, uma plataforma de voluntariado que conecta empresas, indivíduos e organizações interessadas em apoiar projetos que precisam de apoio, seja como voluntários, seja através de recursos financeiros. 

Veja Também