Região Noroeste recebe sinalização

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), investe em mais uma ação para promover

Postado em: 16-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Região Noroeste recebe sinalização

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), investe em mais uma ação para promover a mobilidade urbana na Capital. Começou na noite desta quinta-feira, 14, a instalação de sinalização horizontal da nova ciclorrota da Região Noroeste. Com cerca de oito quilômetros de extensão, a instalação teve início pelo Parque Curitiba, localizado no Jardim Curitiba, com o total de 2,6 quilômetros (km) de percurso. Os antigos e os novos trechos cicláveis somarão mais de 40 quilômetros de espaço para o ciclista.

De acordo com a gerente de sinalização de trânsito, Julliene Santana, a previsão é de que a sinalização horizontal seja concluída no prazo de aproximadamente uma semana. “A sinalização vertical será instalada posteriormente, conforme término da confecção do material”, informa a gerente.

Continua após a publicidade

O atual secretário da SMT, Fradique Dias, que também é ciclista, destaca a relevância da implantação dos espaços de uso coletivo da via. “Dando continuidade ao projeto de trechos cicláveis, por determinação do prefeito Paulo Garcia, Goiânia se firma cada vez mais como um lugar onde as bicicletas se destacam como meio de locomoção viável e, principalmente, sustentável”, pontuou Dias.

Após finalizado o parque, a SMT trabalhará na sinalização do restante da rota que tem cerca de oito quilômetros. O trecho ciclável de uso diário e compartilhado com outros veículos abrangerá doze bairros: Setor Empresarial, Vila Finsocial, Residencial Maringá, Jardim Colorado, Parque Tremendão, Jardim Curitiba, Bairro Floresta, Bairro São Carlos, Jardim das Hortências, Mansões Paraíso, Residencial Fortaleza e Jardim Liberdade. Aos finais de semana, moradores e ciclistas poderão usufruir da ciclorrota em torno do Parque Curitiba, localizado no Jardim Curitiba.

Paulo Garcia acredita que o novo trecho ciclável trará outros benefícios aos moradores da Região Noroeste, como a diminuição do número e da severidade de acidentes. “Nós sabemos que os moradores já utilizam bastante a bicicleta como meio de locomoção para pequenos trechos, num local que cresce a cada dia e que possui prestação de serviços diversos. Tendo um local demarcado para trafegar, o ciclista ganha não somente um espaço, mas também mais respeito. Além do trânsito melhorar com o compartilhamento da via com outros modais, quem troca o veículo automotor pela bicicleta ganha em saúde e qualidade de vida”, destacou o prefeito.

 

Veja Também