Encontro discute sustentabilidade na agricultura

Desafio é produzir mais com menos impacto, dizem especialistas

Postado em: 19-04-2016 às 12h05
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Encontro discute sustentabilidade na agricultura
Desafio é produzir mais com menos impacto, dizem especialistas

Deivid Souza

Goiânia recebe nesta terça-feira (19) o segundo dia do encontro A Pesquisa na Agricultura: implicações para a sustentabilidade alimentar global. Pesquisadores, principalmente da Região Centro Oeste, expõem resultados de estudos, debatem o assunto e propõem soluções para melhorar a sustentabilidade da produção.

Continua após a publicidade

A escolha da Capital para realização do evento está associada à importância que a Região e o estado de Goiás têm na produção de alimentos. A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, afirma que a pesquisa tem um papel fundamental para que a agricultura responda à crescente demanda por alimentos no mundo. “Para nós chegarmos até lá há muita tecnologia envolvida e Goiás hoje é um celeiro”, afirma.

O evento é realizado pela vice-presidência Minas e Centro-Oeste da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pelas Fapeg, Minas Gerais (Fapemig), Distrito Federal (Fadpdf), Mato Grosso (Fapemat) e Mato Grosso do Sul (Fundect) com apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e do Governo de Goiás. 

A ABC completará o primeiro centenário em maio e o evento é uma antecipação das comemorações que acontecerão no Rio de Janeiro. O encontro foi iniciado na segunda-feira (18) e termina nesta terça-feira, quando será lançada a Carta de Goiânia: ciência, produção de alimentos e cidadania, a ser encaminhado para o evento do Rio de Janeiro.

(Foto: Assessoria da Fapeg) 

Veja Também