PM apreende recorde de armas

As abordagens realizadas pela Polícia Militar no combate à criminalidade nas últimas semanas têm cumprido com o objetivo principal de preservar a

Postado em: 21-04-2016 às 00h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: PM apreende recorde de armas

As abordagens realizadas pela Polícia Militar no combate à criminalidade nas últimas semanas têm cumprido com o objetivo principal de preservar a vida e a integridade física dos goianos. Segundo a PM, nos últimos 70 dias, foram apreendidas cerca de 850 armas de fogo pela corporação. As apreensões coincidem com a redução de 30% no número de homicídios mostrados pelas estatísticas durante o primeiro trimestre de 2016.

O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, destaca a importância das ações preventivas realizadas pelas forças de segurança do Estado: “Sabemos que um dos principais motivos de morte violenta no país se deve ao elevado número de armas ilegais que circulam indevidamente. E o trabalho ostensivo e contínuo realizado pela Polícia Militar de Goiás tem contribuído bastante para que os números sobre violência retrocedam em nosso Estado”, afirma.

Levantamento disponibilizado pela Polícia Militar demonstra que, nos primeiros 17 dias do mês de abril, a PM apreendeu 260 armas de fogo. Os números são recordes e, ao final do mês, deverão superar com folga as apreensões efetuadas em fevereiro, que resultaram em 286 armas apreendidas; e março, mês em que a PM conseguiu retirar de circulação outras 300 armas.

Continua após a publicidade

Exemplo da eficiência dessas operações fica evidente nas 24 horas transcorridas entre os dias 10 e 11 de abril, quando a PM conseguiu retirar de circulação mais 15 armas de fogo. “São ações específicas e bem articuladas realizadas em várias regiões do Estado que lograram êxito no objetivo de apreender a arma ilegal, que é uma das causas principais dos crimes ocorridos”, afirma o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Divino Alves.

Nas 72 horas completadas no dia 13 de abril, a PM apreendeu 46 armas de fogo, ratificando a média diária superior a 15 apreensões a cada 24 horas. O Comando de Missões Especiais e o Comando Ambiental destacaram-se com a apreensão de dez armas de fogo pelo primeiro, e de outras sete armas pelo segundo, em operações realizadas às margens do rio dos Bois e do rio Paranaíba. Em seguida, aparece o Comando de Policiamento Rodoviário que alcançou quatro armas ilegais no período.

Interior

A Polícia Militar continua expandindo o programa Tolerância Zero para todas as regiões do Estado de Goiás. Na zona rural de Sanclerlândia, policiais da 17ª CIPM prenderam Glauber Lázaro Claro Pereira, de 39 anos, por porte ilegal de arma de fogo. Na casa do suspeito, foi encontrada também uma arma de fogo de fabricação artesanal.

 

Veja Também