Goiânia terá projeto ‘Pré-natal do homem’

Iniciativa estimula cuidados com a saúde masculina com exames de rotina e atividades educativas voltadas ao tema

Postado em: 26-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia terá projeto ‘Pré-natal do homem’
Iniciativa estimula cuidados com a saúde masculina com exames de rotina e atividades educativas voltadas ao tema

RHUDY CRYSTHIAN

Com o objetivo de estimular homens a cuidar da própria saúde ao mesmo tempo em que acompanham a gestação das parceiras, por meio da realização de exames de rotina, Goiânia terá primeira maternidade com o projeto Pré-natal do Parceiro. Além de acompanhar a esposa, os homens terão mais atenção às suas necessidades de acordo com a realidade do universo masculino. 

O projeto piloto no Estado será na Capital, na maternidade Nossa Senhora de Lourdes e promete iniciar os atendimentos na primeira quinzena de junho. Até o final do ano o projeto espera atender cerca de 40 homens na cidade. A proposta é espalhar a iniciativa pelas cidades do interior. 

Continua após a publicidade

A ideia já não é novidade em outros estados, mas em outras regiões a iniciativa é voltada para a prevenção e combate à transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. Em Goiás, a sugestão é tratar os temas da saúde masculina na rede de atenção básica como estratégia de combate e prevenção a diversas enfermidades. 

O curso proporcionará uma discussão sobre a necessidade de se aproveitar o momento da maternidade para acolhimento, no Sistema Único de Saúde (SUS), do público masculino que acompanha as gestantes durante o pré-natal. 

A Secretaria realiza um treinamento nessa semana com profissionais da Saúde com o objetivo de capacitar os coordenadores da atenção básica e da vigilância epidemiológica das regionais de Saúde dos municípios goianos para construção de um projeto que oriente o público masculino sobre os cuidados que o homem deve ter com a própria saúde. Serão capacitados mais de 40 profissionais de saúde. 

Murillo explica que por falta de conhecimento e treinamento dos profissionais da saúde, o homem muitas vezes é barrado ou impedido de fazer algum tratamento porque não é acolhido pelo profissional. 

Com 47 anos, o funcionário público Ricardo Ribeiro da Silva é pai de dois filhos e garante que desde os 38 faz acompanhamentos periódicos com médicos de diversas especialidades. Ele concorda que colocar na cabeça do homem essa importância de fazer exames de prevenção e aproveitar a carona da esposa quando for acompanhar a mulher ou os filhos ao médico é de fundamental importância.

Ricardo explica que chega em uma certa fase da vida que o homem se desleixa com sua saúde, mas é importante sempre trocar informações e estimular o público masculino com a importância de se atentar aos cuidados com a própria saúde. 

Direitos

O pai tem direito a acompanhar a esposa por duas consultas durante o período da gravidez. A mulher tem direito, inclusive, a escolher o acompanhante na hora do parto sem ter que pagar por isso. Esses e outros aconselhamentos, assim como a extensão da licença paternidade de cinco para vinte dias serão esclarecidos aos pais e acompanhantes que estiverem com as mulheres durante o pré-natal. 

Além dos direitos dos acompanhantes, o curso propiciará aos participantes a oportunidade de conhecerem o melhor caminho para abordar esses pais e acompanhantes, bem como oferecer opções de prevenção e tratamento a várias doenças. 

De acordo com o subcoordenador da SES, as enfermidades que mais matam homens no Estado são doenças cardiovasculares, cânceres, doenças mentais colesterol e pressão altas, fora mortes por violência. No estado, a cada cinco mortes de homens entre 20 a 30 anos quatro são causadas por essas enfermidades.

 

Veja Também