SES entrega nova remessa de vacinas contra gripe

Doses são distribuídas e Aparecida de Goiânia retoma campanha na próxima segunda-feira, dia 2 de maio

Postado em: 28-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: SES entrega nova remessa de vacinas contra gripe
Doses são distribuídas e Aparecida de Goiânia retoma campanha na próxima segunda-feira, dia 2 de maio

Deivid Souza

O Ministério da Saúde (MS) enviou mais uma remessa de vacinas contra a gripe para o estado de Goiás. Chegou 17% do total previsto para toda a campanha e uma nova remessa de 8% está prevista para ser entregue até sábado. Com a entrada do novo lote na rede pública, o município de Aparecida de Goiânia já anunciou a retomada da imunização na próxima segunda-feira, 2.

Continua após a publicidade

Com a chegada da remessa de sábado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) terá recebido 70% do total de vacinas, o equivalente a quase 1,12 milhão de doses. O restante tem previsão de chegada na próxima semana. O que vai contribuir para que o serviço não seja mais interrompido. O carregamento chegou na terça-feira (26) e as regionais iniciaram ontem a retirada das vacinas para entrega aos municípios.

Em Aparecida de Goiânia, foram recebidas cerca de 17 mil doses, e até sábado a expectativa é que outras 7 mil sejam entregues. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acredita que o trabalho não seja mais interrompido. Apesar de a vacinação estar suspensa, Aparecida já imunizou praticamente 60% do público-alvo com a aplicação de mais de 50 mil doses para uma previsão de 86 mil pessoas até o fim da campanha.

Falta

Na Maternidade Marlene Teixeira, na Vila Brasília, não havia procura pela vacina. As pessoas já estavam sabendo que não tinha doses disponíveis. No entanto, casos como o da gestante Antônia Marcia, 35, demonstram a preocupação das pessoas com os casos da gripe provocados pelo vírus H1N1. Ela disse estar apreensiva por ainda não ter se vacinado. “Eu procurei vacina outras vezes, mas falam que não tem”, relatou.

Aparecida teve seis casos de gripe H1N1, mas nenhuma morte por esse motivo, o que não é considerado epidemia de acordo com a secretaria. A coordenadora de Imunização e Rede Frio da SMS, Renata Cordeiro, tranquiliza a população quanto ao receio de não se vacinar. “Toda população que faz parte do grupo prioritário vai recebê-la. O Ministério da Saúde garantiu que está enviando a vacina e nós estaremos disponibilizando para a população”, frisa.

Cuidado

Para a população em geral, a orientação é tomar cuidado com a higiene. “Evitar o contato de mãos e bocas; estar sempre higienizando com álcool 70; evitar contato com pessoas com infecções de vias aéreas, síndromes gripais, e sempre que possível na suspeita procurar as unidades de pronto atendimento ou as unidades básicas de saúde para avaliação de um servidor da área de saúde e um médico”, recomenda o coordenador médico de Aparecida, Francisco Porto.

O último levantamento da SES, divulgado dia 19 de abril, contabiliza 69 casos e 10 mortes por complicações do H1N1.

 

Veja Também