Polícia apreende 17 ton de drogas nos últimos meses

Ações conjuntas das polícias do Estado tiraram de circulação número recorde de drogas desde janeiro

Postado em: 30-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Polícia apreende 17 ton de drogas nos últimos meses
Ações conjuntas das polícias do Estado tiraram de circulação número recorde de drogas desde janeiro

RHUDY CRYSTHIAN

A intensificação de ações policiais de combate ao tráfico de drogas em Goiás nos  últimos meses resultou em apreensões de quantidade recorde de entorpecentes. Desde o início do ano, 17,85 toneladas de drogas foram apreendidas e foram desarticuladas organizações criminosas responsáveis por grande parte do abastecimento das bocas de fumo da capital, além de outros mercados. 

O maior volume de apreensões se concentrou nos dois últimos meses. Do total de drogas apreendidas pelas diferentes equipes policiais civis e militares, 16,64 toneladas foram de maconha e 397 quilos de pasta base de cocaína. O que daria para produzir quatro vezes mais cocaína em pó. Foram apreendidos outros 811 quilos de insumos para produção de entorpecentes. A quantidade de drogas interceptadas colocou o Estado entre as unidades da federação que mais apreenderam o produto este ano. 

Continua após a publicidade

Nesse levantamento já está computada a ação da quarta-feira (27), quando a Polícia Militar, por meio do Grupo de Radiopatrulha Aérea (GRAer), apreendeu cerca de 1,2 tonelada de maconha. Entre os presos está Salvador Espíndola Antunes, 28, considerado um dos maiores traficantes de drogas de Goiás. 

José Eliton, titular da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP),  diz que a guerra ao tráfico desmantela organizações criminosas responsáveis por grande parte do abastecimento do mercado criminoso na capital e região metropolitana. “São resultados graças ao trabalho de inteligência e às ações integradas das nossas polícias”, afirma. 

O planejamento da Secretaria é continuar o trabalho intensivo dessas ações. “Vamos manter, sem trégua, as ações casadas entre inteligência e repressão para combater de forma incisiva o tráfico e o comércio de drogas em Goiás, desarticulando as organizações criminosas que atuam dentro do Estado”, garantiu o secretário. 

Quadrilhas abasteciam mercado há, pelo menos, três anos

Na operação denominada “Tiradentes”, policiais civis da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), em conjunto com o Grupo Tático (GT 3), desarticularam organização criminosa de tráfico de drogas que, há pelo menos três anos, vinha abastecendo Goiânia e região Metropolitana. Com os cinco integrantes da quadrilha que foram presos na GO-060 2,9 toneladas de maconha somente nessa operação. Os prejuízos para a organização criminosa são superiores a R$ 2,5 milhões.

Após perseguição policial na noite da última segunda-feira, equipe do Genarc, conseguiu interceptar uma camionete Toyota Hilux, dirigida por Jesus da Silva, que levava 1.500 pacotes em formato de tijolo de maconha. Em outra operação da mesma Especializada foram apreendidos 1.200 quilos de maconha em Itumbiara, região Sul do Estado. A Polícia Civil investigava o caso há dois meses. 

A droga apreendida seria distribuída pelos traficantes naquela região e também em Goiânia. Jesus da Silva foi preso e autuado em flagrante e responderá por tráfico de drogas e por porte ilegal de arma de fogo. 

 

Veja Também