Menores cometem de 70% das infrações

A média de roubo de veículos por dia é de 30 a 35. Pelo menos 25 são roubados por adolescentes

Postado em: 01-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Menores cometem de 70% das infrações
A média de roubo de veículos por dia é de 30 a 35. Pelo menos 25 são roubados por adolescentes

Flaviane Barbosa

Das ocorrências que acontecem no Estado de Goiás, 70% são de autoria de menores de idade. Entre elas estão: Homicídio doloso, roubo de veículos, latrocínio e roubo geral.De acordo com o cabo Leônidas Rocha Neto do 27º Batalhão da Polícia Militar, nos casos de roubos de carros e motos 95% é de autoria dos menores.De 2013 a 2015 essa ocorrência teve aumento de 24,27%. Em 2013 o registro foi de 9.119. Já em 2014 o número foi para 9.450. Em 2015 a quantidade subiu para 11.333. Ele relata que a média de roubo de veículos por dia é de 30 a 35 e pelo menos 25 são roubados por adolescentes.

Rocha afirma que exceto crimes passionais, os menores são responsáveis pela maioria das infrações registradas em Goiás. O cabo relata que o reflexo da grande participação de menores nessas ocorrências é a falta de impunidade e o benefício que eles têm de passar pouco tempo internados. Em consequência, os criminosos maiores de idade se beneficiam, porque os usam nos crimes para assumir a autoria. “Em alguns casos de tráfico de drogas, o menor envolvido admite o porte delas no lugar do maior que estiver junto dele”. Ele relata que os centros de internação para adolescentes de Goiânia estão com lotação máxima.

Continua após a publicidade

Vítima

Há dois anos, E.M .R (estudante não quis se identificar), 23, lembra que foi assaltado por um grupo de dez a 15 adolescentes, quando esperava o ônibus de volta para casa. Os menores que aparentavam não ter mais que 16 anos pediram o celular e revistaram a mochila, com a intenção de encontrar outros objetos de valor. O jovem conta que pensou em registrar um Boletim de Ocorrência não com a esperança de punição para os adolescentes, mas em recuperar seus pertences. Para o estudante, os menores são imunes à punição e eles sabem disso, por isso praticam as infrações. “Eles não são vítimas da sociedade, a sociedade que  é vítima deles”. 

Atualmente, o Estado possui um Centro de Internação Provisória (CIP-Goiânia), Um Centro de Internação para Adolescentes (CIA-Goiânia), um Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE-Goiânia), além de um plantão Integrado Interinstitucinal. Em Anápolis há o Centro de Internação Para Adolescentes (CIAA-Anápolis) e uma Unidade de Semiliberdade. Há ainda um Centro Educacional de Internação para Adolescentes em Porangatu (CEIP-Porangatu), um Centro de Atendimento Socioeducativo em Formosa (CASE-Formosa), um Centro de Atendimento Socioeducativo em Luziânia (CASE-Luziânia) e um Centro de Recepção ao Adolescente em Itumbiara (CRAI-Itumbiara). Ao todo são 382 vagas. Dessas, 180 são de Goiânia, 80 em Formosa, 60 em Luziânia, 30 em Anápolis, 20 em Itumbiara e 12 em Porangatu.

Providência

De acordo com a Secretaria Cidadã, o Estado reconhece a necessidade da criação de mais vagas no sistema socioeducativo e tem trabalhado para resolver o problema. Em fevereiro o Governo autorizou o aporte financeiro da ordem de R$ 27 milhões para construção de novas unidades em Goiânia, Porangatu, Itaberaí, Itumbiara, Anápolis, Rio Verde, São Luiz Montes Belos e Caldas Novas. Serão disponibilizadas 410 vagas. Está em andamento também o chamamento público para selecionar organizações sociais que gerencie as maiores unidades com objetivo de otimizar a gestão. 

Veja Também