Vacinação reinicia com muita busca

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um esquema para atender mais rapidamente a população

Postado em: 03-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vacinação reinicia com muita busca
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um esquema para atender mais rapidamente a população

Deivid Souza

A retomada da vacinação contra a gripe em Goiânia provocou nova correria aos postos de saúde da Capital. No Ciams do Setor Pedro Ludovico, por volta das 10 horas, a fila chegava à esquina da sede estadual da Polícia Federal (PF).

Continua após a publicidade

Apesar do tamanho da fila, um esquema especial de trabalho, montado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conseguiu tornar o tempo de espera menor. “Eu não fiquei muito tempo na fila, foi mais ou menos uma hora. Já esperava uma procura tão grande”, disse o aposentado, Airton Nascimento da Silva, 73. Diferentemente de Airton, o também aposentado, Ivo Afonso de Oliveira, 76, chegou ao local minutos antes das 10 horas e se surpreendeu com a fila. “Como teve a vacinação antecipada, eu não pensava que a procura ia ser tão grande”, contou ao O HOJE.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou ter organizado um esquema especial de vacinação para atender à demanda porque sabia que a procura seria alta. “Devido à vacina ter ficado em falta durante duas semanas, nós montamos uma estratégia especial hoje. Apesar de as unidades estarem com a fila grande, a demanda está sendo rápida. Inclusive, no Ciams Pedro Ludovico não demorou nem uma hora, cerca de 20 minutos”, afirmou a chefe da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Grécia Pessoni, que também trabalhava diretamente na vacinação.

Extras

Uma das ações da SMS para atender melhor à demanda foi à montagem de postos extras de imunização. No Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Vila Redenção, bairro da Região Sul da Capital, centenas de pessoas foram atendidas. No local, a fila foi organizada por meio de senhas distribuídas na entrada. A quadra do local serviu de ponto improvisado para imunização. No entanto, a dona de casa, Leniza de Santana Sousa, 20, diz que as senhas foram distribuídas após as pessoas entrarem na unidade. “Pode ter alguém que chegou na hora e pegou a senha na frente de quem estava aqui”, reclamou.

Até o fim de semana haviam chegado à capital 232 mil doses e mais 28 mil estavam previstas para ser entregues ontem. Antes da interrupção por falta de vacina, a SMS havia vacinado 52% do público-alvo. Com as novas doses a meta da campanha estará perto de ser alcançada. O objetivo é imunizar pelo menos 266 mil pessoas, mas a população de risco em Goiânia soma 332 mil pessoas.

Foto: reprodução 

Veja Também