Vencedoras de concurso de redação carregam Tocha

Três alunas de Aparecida de Goiânia foram vencedoras do concurso de redação proposto pelo Ministério da Educação e fazem o revezamento da Tocha Olímpica

Postado em: 06-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vencedoras de concurso de redação carregam Tocha
Três alunas de Aparecida de Goiânia foram vencedoras do concurso de redação proposto pelo Ministério da Educação e fazem o revezamento da Tocha Olímpica

Elder Dorneles

Três alunas de Aparecida de Goiânia foram vencedoras do concurso de redação proposto pelo Ministério da Educação. Elas fazem o revezamento da Tocha Olímpica. Laryssa Ferreira Borges, 17, do Colégio Estadual Cecília Meireles, Isadora Fernandes de Oliveira, 16 e Lara Beatriz de Souza Teixeira, 15, ambas do Colégio Estadual Cruzeiro do Sul, foram selecionadas. O Projeto O Brasil e os jogos olímpicos e visa estimular o espírito olímpico entre os jovens. Ao todo, 33 alunos de 12 municípios ganharam a oportunidade de carregar a chama olímpica. Serão três por cidade.

Continua após a publicidade

Laryssa cursa o terceiro ano do ensino médio e sentiu-se muito feliz ao saber que irá carregá-la. Para a estudante que pretende estudar Engenharia Química, o fato é um mérito não para ela, mas para sua escola. Ela sente-se muito orgulhosa em representar Aparecida. Laryssa conta que a concorrência foi grande devido seus colegas serem esforçados, escreverem bem e apresentarem um quadro de notas muito bom. 

A estudante explica que “ter ganho, ajudou a ver meu desempenho, até mesmo para o Enem, pois a redação é muito importante na prova”. E complementa, “Não senti medo, acredito na minha capacidade. Sei da qualidade do meu texto”, diz confiante. 

Estar  por dentro do assunto, saber formular a tese e colocar argumentos que compravam os fatos são algumas dicas que Laryssa dá para se ter uma boa redação. Ela relata que ler também é muito importante, pois faz com que o leitor enriqueça seu vocabulário. Ávida leitora, diz que o hábito sempre fez parte de sua rotina. “Comecei com dez anos. Em casa tenho cemlivros, faltam apenas dezpara eu ler todos”, gaba-se. 

Orgulho

A mãe, Telma Almeida, 52, descreve que a notícia a fez ficar muito feliz. A aposentada ponderou o fato de a filha ser esforçada e merecer o prêmio. O professor de Língua Portuguesa, Cleube Sérgio Ribeiro, informou que Laryssa é muito aplicada e apresenta boas notas. “Ela é um exemplo para os alunos. ´´E dedicada nos estudos e centrada”, relata. 

A outra aluna, Isadora, ao saber do revezamento, ficou  empolgada. A estudante do nono ano, pretende fazer Engenharia Civil,  preparou-se e manteve o foco em no objetivo de levar a TochaOlímpica pela cidade.  

Da mesma forma que Laryssa, Isadora ensina que saber sobre o assunto e ler bastante, são importantes para uma redação de sucesso. A leitura é seu hobby favorito. “A maioria dos livros são emprestados, mas em casa eu tenho 16”, diz.  

A mãe Luciana Fernandes, auxiliar de cozinha, sentiu-se orgulhosa e fez questão de contar  a notícia para os amigos. A professora de Língua Portuguesa, Suyane Ferreira, comentou que Isadora é assídua e responsável. Domina a disciplina e apresente notas acima da média da turma. 

Das 14 cidades goianas, Aparecida é a nona a receber o símbolo dos jogos olímpicos. Depois seguir o percurso no Estado por Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas, segue para Minas Gerais. 

Veja Também