Famílias Kalungas ganham Cheques Mais Moradia

Além dos cheques, os kalungas recebem canoas com motores, motos para transporte de agentes de saúde

Postado em: 12-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Famílias Kalungas ganham Cheques Mais Moradia
Além dos cheques, os kalungas recebem canoas com motores, motos para transporte de agentes de saúde

Famílias Kalungas dos municípios de Cavalcante, Alto Paraíso, Monte Alegre e Teresina recebem hoje, 184 Cheques Mais Moradia modalidade Reforma do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab). A entrega será realizada durante a Ação Cidadã na comunidade quilombola Kalunga do Engenho II, localizada na Serra da Ave Maria, em Cavalcante, no Nordeste do Estado. Estão confirmadas as presenças do governador Marconi Perillo e da secretária Lêda Borges.

Luiz Stival,  presidente da Agehab, explica que os Cheques atendem famílias em situação de vulnerabilidade por causa das condições da habitação. Também, em fevereiro último, muitas famílias tiveram as casas danificadas por causa da enchente na região.“A falta de manutenção pode colocar as pessoas em risco. O Cheque Reforma no valor de R$ 3 mil por unidade pode ser utilizado para consertar rachaduras, por exemplo”, afirma. Famílias Kalungas que vivem em Niquelândia e Flores de Goiás serão atendidas em breve em ações realizadas nos próprios municípios.

Continua após a publicidade

O presidente da Associação Quilombola Kalunga, Vilmar Souza Costa, diz que os Cheques Reforma são muito importantes para as comunidades, pois elas sobrevivem em estado de carência extrema, sem água tratada e energia elétrica. Ele representa 20 comunidades nos municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina, que vivem em uma área que abrange 256 mil hectares.

Sob coordenação da Secretaria Cidadã, o evento será a maior ação pública na história da comunidade quilombola. Além dos Cheques Reforma, ao longo de quinta (12) e sexta-feira (13), o Governo de Goiás vai entregar canoas com motores, motos para transporte de agentes de saúde, transferência de recursos para compra de ambulâncias e mais de 20 serviços do programa Ação Cidadã, como emissão de RG, CPF, segunda via de certidão de casamento, corte de cabelo, distribuição de fraldas geriátricas, enxovais para gestantes, entrega de mudas para reflorestamento, cursos do Sebrae e Oficina de Beleza Negra.

Beleza natural

A região habitada pelo povo Kalunga está localizada na microrregião Chapada dos Veadeiros, nordeste do Estado de Goiás, a 600 km de Goiânia e 330 km de Brasília. Banhada pelos Rios Paranã e das Almas, repleta de cachoeiras. A Cachoeira Santa Bárbara é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Localizada na comunidade do Engenho II, suas águas têm vários tons de azul, transparentes e muito limpas, atraem turistas de todas as partes do mundo.

A comunidade Kalunga está situada numa área dividida em cinco núcleos: Vão do Moleque, Ribeirão dos Bois, Vão das Almas, Contenda e Kalunga, cada um subdividido em várias localidades. Essa área é caracterizada por relevo acidentado, o que dificulta o acesso a essas populações e das comunidades até os centros urbanos. Essa situação foi favorável para manter os Kalungas isolados, preservando a identidade do grupo e sob proteção de ataques dos brancos. 

Veja Também