Açafrão conquista Selo IG

O pequeno produtor de açafrão do município de Mara Rosa e entorno vai ter a oportunidade de incluir o Selo de Indicação Geográfica (Selo IG)

Postado em: 17-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Açafrão conquista Selo IG
O pequeno produtor de açafrão do município de Mara Rosa e entorno vai ter a oportunidade de incluir o Selo de Indicação Geográfica (Selo IG)

O pequeno produtor de açafrão do município de Mara Rosa e entorno vai ter a oportunidade de incluir o Selo de Indicação Geográfica (Selo IG) e conquistar vantagens e um diferencial em seu produto na hora de comercializar. O agricultor familiar pode optar por incluir ou não o selo em seus produtos. O selo garante novas possibilidades de comercialização interna e externa ao produtor e oferece maior segurança ao consumidor, que terá informações sobre o local onde foi produzido o açafrão e que o produto está adequado às normas de boas práticas solicitadas para conquista do selo.

O Selo de Procedência do Açafrão foi concedido a Mara Rosa em fevereiro deste ano pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), mas para que fosse implantado precisava da aplicação de um alinhamento de ações. Agora, a Diretoria de Pesquisa da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em conjunto com representantes da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Goiás (SED) e Cooperativa de Produtores de Açafrão de Mara Rosa (Cooperaçafrão) alinharam estas ações para adequação aos critérios.

Continua após a publicidade

De acordo com a diretora de Pesquisa da Emater, Maria José Del Peloso, o agricultor familiar deve estar de acordo com as boas práticas de produção. “Entre os critérios que serão analisados para a liberação do selo ao produtor que solicitá-lo, está a proibição da utilização de agrotóxico. Outro aspecto determinado é a produção em lugares adequados, livres de insetos e demais animais. As boas práticas serão analisadas desde a produção ao ensacamento do açafrão”, explicou a diretora.

O açafrão é uma planta usada como condimento na gastronomia e pela indústria farmacêutica – o açafrão de Mara Rosa é o resultado de 10 anos de trabalho entre o Ministério da Agricultura (Mapa), Cooperaçafrão, Emater, Universidade Federal de Goiás (UFG), Sebrae e Governo de Goiás.

Parceria 

“Carecemos ainda de assistência técnica e pesquisas que possam proporcionar melhorias nas condições produtivas do pequeno produtor de açafrão e fomente a produção da cultura no Estado”. A fala que destaca a importância da parceria com a Emater é do presidente da Cooperaçafrão, Arlindo Simão. “A expectativa é que o Selo venha agregar valor ao nosso açafrão”, diz o presidente da entidade.

 

Veja Também