Mais de 1 milhão foram vacinadas contra Influenza

O Estado superou a meta de 80% estabelecida pelo MS e está entre os nove estados que realizaram o objetivo

Postado em: 21-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 1 milhão foram vacinadas contra Influenza
O Estado superou a meta de 80% estabelecida pelo MS e está entre os nove estados que realizaram o objetivo

A Campanha de Vacinação Contra a Influenza 2016 termina nesta sexta-feira, 20, com números positivos para o Estado. Foram imunizadas, até esta manhã, 83,75% do público-alvo da campanha, correspondendo a 1.021.260 pessoas. Com isso, Goiás superou a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) e está entre os nove estados que superaram a meta. As informações foram divulgadas ontem durante coletiva de imprensa do secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela.

Segundo ele, o percentual de cobertura vacinal aumentará à medida que as secretarias municipais de Saúde informarem à SES seus dados de vacinação. “Os municípios tem até o início de junho para enviar as informações das doses aplicadas. Por isso, a expectativa é chegar a um índice de cobertura superior a 90%”, lembra. 

Continua após a publicidade

O Estado já recebeu do MS todas as 1,533 milhão de doses de vacina, que foram aplicadas em crianças até 5 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, parturientes com até 45 dias, portadores de doenças crônicas, sentenciados e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. De acordo com os dados da SES-GO, estão incluídas nesses grupos 1.433.414 pessoas.

Segundo Vilela, não haverá prorrogação da campanha, uma vez que todas as cidades goianas receberam o quantitativo suficiente para a população-alvo. “O ministério não enviará mais doses. Estivemos com o ministro da Saúde nesta semana e foi comentado que a quantidade de doses produzidas foi suficiente para atender a demanda de todo o País”, ressalta. 

Vilela também destacou que somente o grupo de gestantes e crianças não atingiram a meta de 80%, com 69.94% e 74.09%, respectivamente. De acordo com o secretário, a SES já orientou as Secretarias de Saúde a darem prioridade aos dois grupos. Leonardo Vilela comentou que alguns grupos prioritários não atingiram a meta em função de dificuldades operacionais para a aplicação da vacina, como moradores de zona rural, assentamentos, distritos, entre outros.

Boletim SRAG

Durante a coletiva, o secretário Leonardo Vilela divulgou o 11º Boletim da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de Goiás, com informações de 3 de janeiro a 17 de maio (20ª Semana Epidemiológica). Foram registrados 587 casos de SRAG no Estado em 2016, dos quais 200 tiveram diagnóstico positivo para Influenza A / H1N1. Houve 34 mortes provocadas por H1N1 no Estado, sendo 10 em Goiânia. Apesar do número significativo, Vilela lembrou que nas últimas 4 semanas os casos de H1N1 vêm diminuindo, “a antecipação da vacinação foi a escolha certa” (prevista para começar em 30 de abril, Goiás antecipou a campanha para o dia 12 de abril devido ao crescente do número das notificações por H1N1).

Um dado que o secretário chamou a atenção foi sobre os fatores de risco das pessoas que morreram por H1N1. Cerca de 30 tinham algum fator, como pneumonia, doenças cardiovasculares, doenças renais, obesidade, diabetes, entre outros. “É um sinal de que o Ministério  acerta na escolha dos grupos prioritários, pois possuem tendência para o agravamento da doença”, destaca. 

Veja Também