Atualização do Cartão SUS causa filas em Aparecida

Moradores da cidade utilizaram feriado em Goiânia para resolver pendências, mas encontraram demora e falta de senhas

Postado em: 25-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Atualização do Cartão SUS causa filas em Aparecida
Moradores da cidade utilizaram feriado em Goiânia para resolver pendências, mas encontraram demora e falta de senhas

Karla Araujo

Informação equivocada levou centenas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) à unidade do Cartão SUS, ontem, no centro de Aparecida de Goiânia. Com o feriado em Goiânia, trabalhadores da Capital aproveitaram o dia para atualizar o cadastro, como orientado por servidores das unidades de Saúde da cidade. Em dias normais, 300 pessoas são atendias. Ontem, 600 senhas foram distribuídas. 

Continua após a publicidade

Maria Helena, 32, é doméstica e usou o feriado para fazer a atualização. Ela fez um exame e não marcou consulta para mostrar o resultado para o médico porque, na unidade de saúde, informaram que era preciso atualizar o endereço residencial no sistema do SUS primeiro. Ela chegou às 8h30 no Cartão SUS, mas a senha distribuída pela manhã já havia acabado. Depois de esperar até as 13h pela senha da tarde, Maria Helena foi chamada às 14h para realizar o procedimento, mas às 16h ainda esperava a devolução dos documentos.

De acordo com a coordenadora do Cartão SUS em Aparecida de Goiânia, Erica Cristina Rufino Ferreira, “o paciente não pode deixar de ser atendido porque o cadastro está incompleto”. Mas, diz a coordenadora, não lhe cabe dizer como os servidores das unidades de Saúde devem trabalhar.

Erica afirma que o aumento da demanda já é registrado há alguns meses, mas o feriado da padroeira de Goiânia contribuiu para o inchaço atípico de ontem. Mais pessoas estão procurando o Cartão SUS devido a uma determinação da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, que orienta a correção de dados de todos os usuários do SUS com cadastro desatualizado. 

Casos

Marlete Carneiro da Cunha, 60, trabalha com idosos e chegou à sede do Cartão SUS em Aparecida às 15h30 e foi orientada a voltar apenas na próxima segunda-feira (30). Ela teve cólica renal na sexta-feira (20)  e quando procurou um posto de saúde foi informada que precisava atualizar o cadastro. “Eles me atenderam, mas disseram que eu precisava atualizar meu cadastro. Eu chego aqui no meio da tarde e me pedem para voltar na próxima semana. É um absurdo”, diz Marlete. 

A babá Joana Dalva da Silva, 35, trabalha em Goiânia e mora em Aparecida. Ela usou a folga do feriado para resolver o problema no cadastro do Cartão SUS de um amigo. “Tem um mês que ele tenta fazer o check-in, mas não consegue. Joana liga no número da secretaria de Saúde e eles afirmam que está tudo certo, mas na unidade de Saúde eles não aceitam”, diz. Ela reclama ainda de falta de organização no chamamento de senhas. “Pessoas que chegaram depois são atendidas primeiro. Isso não pode acontecer”, afirma. 

Erro

A assessoria de imprensa da SMS de Aparecida confirma que a informação foi repassada de forma incorreta aos usuários do SUS, levando-os a acreditar que não teriam acesso a determinados serviços caso tivessem o algum dado do Cartão SUS incompleto. Porém, a pasta garante que nenhum atendimento de urgência ou emergência deixou de ser realizado. 

Veja Também