A devolução de cheques em Goiás já é de 3,07%

A inadimplência com cheque chegou ao maior índice da história para o mês de abril no Brasil

Postado em: 27-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: A devolução de cheques em Goiás já é de 3,07%
A inadimplência com cheque chegou ao maior índice da história para o mês de abril no Brasil

A inadimplência com cheque chegou ao maior índice da história para o mês de abril no Brasil. Os dados foram divulgados pela Serasa Experian por meio do indicador Cheques Sem Fundos. O estudo aponta que o percentual de devoluções de cheques foi de 2,38% em abril desse ano no País. Em números absolutos, foram mais de 1 milhão de cheques devolvidos e 47 milhões compensados.

Em Goiás, a devolução de cheques em abril deste ano foi 3,07% do total. O número é menor que a devolução registrada no mês anterior, mas ainda é maior que a média nacional. Ainda de acordo com dados da Serasa Experian, abril do ano passado registrou 3,04% de devolução do total de cheques compensados. No primeiro quadrimestre do ano, o Estado ficou na 17ª posição entre as capitais que mais tiveram cheques devolvidos, com índice de 3,17%. O número também é maior que o registrado no País, que foi de 2,43%.

De acordo com a Serasa Experian, em março, o percentual de devolução foi de 2,66%, ou seja, 1,3 milhão de cheques voltou e 50 milhões foram compensados. Em abril de 2015, o percentual de devoluções havia sido de 2,26%, com 1,2 milhão de cheques devolvido e 56 milhões compensados.

Continua após a publicidade

Motivações

O administrador e mestre em finanças Otávio Ulisses de Araujo Santanna afirma que o aumento na inadimplência com cheques é mais um reflexo da crise econômica pela qual o Brasil passa. “O cidadão perdeu muito o poder de compra e não consegue arcar com compromissos anteriores. O aumento do desemprego contribuiu para que a devolução de cheques chegasse a números tão alarmantes”, explica o especialista. De acordo com pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Brasil perdeu mais de 62 mil vagas de carteira assinada em abril .

Santanna lembra que o cheque é uma forma de pagamento pouco empregada atualmente, principalmente no comércio. Isso mostra, diz Santanna, que o consumidor está com dificuldade de arcar com compromissos financeiros firmados em estabelecimento onde existe relação de confiança com o proprietário, como academias e escolas.

Regiões

A pesquisa da Serasa Experian aponta também que a devolução de cheques em abril deste ano foi de 3,06% na Região Centro-Oeste. O número é menor que o registrado no mês anterior, 3,5%. Em abril do ano passado, a devolução de cheques pela segunda vez havia sido de 2,98% do total de cheques compensados.

A Região Nordeste foi a que registrou maior percentual de devolução de cheques compensados em abril deste ano, 4,75%. O número foi menor que o de março de 2016, quando o percentual foi de 5,05%. Em abril do ano passado, 4,47% do total de cheques voltaram pela segunda vez. (Karla Araujo)

 

Veja Também