Fórum Nacional discute alternativas para habitação

Serão apresentadas as experiências para incentivar a produção de casas e desafios da melhoria de habitabilidade

Postado em: 29-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Fórum Nacional discute alternativas para habitação
Serão apresentadas as experiências para incentivar a produção de casas e desafios da melhoria de habitabilidade

Os desafios para os gestores públicos de habitação diante do ambiente econômico de escassez de recursos e as perspectivas para a saída da crise são o tema central do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, cuja 63ª edição será realizada em Goiânia, nos dias 7 e 8 de junho, pela Associação Brasileira de Cohabs e o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano. A Agência Goiana de Habitação (Agehab) será a anfitriã do evento, que acontecerá no Centro de Convenções de Goiânia, com presença de ministros e gestores da área de habitação. 

Com um novo formato a partir de 2010, o Fórum reéne gestores públicos, assim como representantes da sociedade civil para tratar os temas mais importantes do setor. Os debates terão foco nas gestões públicas das três esferas de governo (União, Estados e Municípios) e com representantes da sociedade civil, abordando as diversas alternativas para atendimento à população no cenário atual, identificando as fontes de recursos e possibilidades de parcerias com o setor privado.

De acordo com o presidente da Agehab, Luiz Stival, a importância da discussão do tema se torna ainda mais evidente com o recente anúncio de cortes do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). “Quais são as perspectivas para a retomada dos níveis satisfatórios de investimentos?”, ressalta

Continua após a publicidade

Serão apresentadas as experiências que estados e municípios vem desenvolvendo para produzir e apoiar a produção de moradia, além de desafios da melhoria das condições de habitabilidade, com destaque para a regularização fundiária e imobiliária. Ganham destaque ainda os programas de reforma e melhorias habitacionais e as ações integradas visando preservar a qualidade dos conjuntos habitacionais pós-ocupação. As inscrições podem ser feitas pelo site www.forumdehabitacao2016.com.br. A taxa é gratuita para os participantes de Goiás.

Iniciativa premiada

Além de receber outros agentes público de habitação de interesse social nesta edição do Fórum, a Agehab também será premiada durante a realização do evento. No último mês, a Agência conquistou mais dois prêmios nacionais pela execução de políticas públicas de habitação de interesse social. A ABC divulgou a relação dos 13 projetos vencedores do Selo de Mérito 2016, dentre os quais dois são da Agehab: Cheque Mais Moradia, na categoria Ações Estruturantes, e Trabalho Social e Regularização Fundiária Plena, categoria trabalho social.

A conquista desses prêmios coloca mais uma vez em evidência o trabalho de elevado nível técnico e compromisso social da equipe da Agência. 

Esta é a segunda vez que Goiás recebe a premiação da ABC. A primeira foi em 2013, com o programa Casa Legal, destacado como o melhor programa de regularização fundiária do País. O Selo de Mérito é uma das mais importantes vitrines nacionais para a gestão pública na área de habitação. Também foram premiadas experiências de companhias e secretarias de habitação do Pará, Acre, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Bahia.

Promovido pela ABC e o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano – FNSHDU, o Selo de Mérito teve 29 projetos inscritos de 19 instituições públicas. 

Veja Também