Smartphone é aliado de candidatos ao Enem

Aplicativos de celular são usados para acompanhar inscrição do Enem e preparação para a exame

Postado em: 02-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Smartphone é aliado de candidatos ao Enem
Aplicativos de celular são usados para acompanhar inscrição do Enem e preparação para a exame

Karla Araujo

Com o prazo para realizar inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) aberto, estudantes que vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro deste ano mostram-se ainda mais focados nos estudos. Entre as opções para auxiliar nos estudos e acompanhamento da inscrição no exame estão aplicativos de celular. 

Continua após a publicidade

O Ministério da Educação, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), lançou ontem o aplicativo ‘Enem 2016’. Com o programa, os estudantes podem acompanhar as etapas do exame por seus smartphones e tablets. Há opção para uso em plataformas Android, iOS e Windows Phone.

Na palma da mão, a estudante Carla Caroline Freitas Santos, 17, tem acesso a um mural de avisos e comunicados oficiais do Inep. Além disso, é possível acompanhar as etapas do exame e garantir que não há pendências, como inscrição do nome social e checagem do local de prova. O aplicativo pode ser usado apenas por estudantes que vão realizar a prova, pois solicita o CPF e a senha cadastrada no ato de inscrição. 

Além do aplicativo oficial, Carla também usa o ‘Geekie Games Enem’ para auxiliar nos estudos. “O programa disponibiliza simulados com data e horário marcados, para ajudar no treino em relação a tempo, que é importantíssimo”, explica a estudante. O coordenador do Colégio Fractal do Setor Cidade Jardim, Rildo D’Avila, aprova o uso de aplicativos para auxiliar nos estudos, mas lamenta que o programa disponibilizado pelo MEC seja apenas para estudantes. “Como educador, seria importante acompanhar as informações que os estudantes recebem em relação ao Enem”, diz o coordenador. 

Internet

O MEC também busca outras plataformas para interagir com os estudantes. Na página oficial do ministério no Facebook é possível tirar dúvidas em poucos minutos. A pasta optou por linguagem simples uso de fotos e ‘gifs’ para chamar atenção dos estudantes. Perguntas sobre o aplicativo Enem 2016 e a inscrição no Sisu são respondidas de forma direta e até mesmo com o uso de emojis. Para Carla, a plataforma é uma ótima maneira para informar-se sobre o exame. “Nunca fiz nenhuma pergunta, mas é bom saber que as respostas estão em fácil acesso”, afirma a estudante, que pretende cursar Direito na Universidade Federal de Goiás (UFG) ou na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Exame

Mais de 8 milhões de pessoas se inscreveram para fazer a prova do Enem neste ano. De acordo com o MEC, o número superou em um milhão a quantidade de inscritos no ano passado. Para o ministro Mendonça Filho, o dado aponta que a prova se consolidou no País. Travestis e transexuais que se inscreveram para o Enem de 2016 podem pedir a identificação pelo nome social até o próximo dia 8. O exame será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro a partir das 13h30. 

O estudante que fez a prova do Enem no ano passado pode usar a nota até as 23h59 de hoje (2) para fazer inscrição no Sisu. Há 56 mil vagas em 65 instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre deste ano.

 

Veja Também