Novos municípios iniciam transição para TV Digital

Nessa semana se iniciou o prazo de 12 meses para finalizar o processo de migração das transmissões analógicas para o padrão digital em Goiânia

Postado em: 05-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Novos municípios iniciam transição para TV Digital
Nessa semana se iniciou o prazo de 12 meses para finalizar o processo de migração das transmissões analógicas para o padrão digital em Goiânia

Nessa semana se iniciou o prazo de 12 meses para finalizar o processo de migração das transmissões analógicas para o padrão digital em Goiânia. Outros 35 municípios do estado: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Americano do Brasil, Anápolis, Anicuns, Aparecida de Goiânia, Araçu, Aragoiânia, Avelinópolis, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campestre de Goiás, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Cezarina, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nazário, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.

“Este processo representa um grande avanço tecnológico, pois coloca o Brasil no mesmo patamar de transmissão televisiva de outros países, como Estados Unidos e Reino Unido, que já realizaram o desligamento do sinal analógico”, afirma o Diretor Geral da Seja Digital, Antonio Carlos Martelletto. O executivo reforça que a prioridade da entidade é promover ações didáticas voltadas, principalmente, para o esclarecimento à população sobre a transição, assegurando que todos estejam preparados para o novo momento da TV no Brasil. “Nosso principal compromisso é garantir que ninguém fique sem acesso ao sinal de TV e prestar um bom atendimento à população”, explica.

Benefícios

Continua após a publicidade

O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700Mhz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida na região. Essa frequência oferece mais estabilidade e maior alcance do serviço. Além disso, essa é uma tendência global e diversos países no mundo já fizeram a mesma transição. Com a ampliação do 4G, mais pessoas poderão ter acesso a esta tecnologia e a todos os benefícios que ela pode promover. De acordo com um estudo da GSM Association, esse processo de migração para TV digital pode trazer mais de US$ 5 bilhões ao PIB brasileiro, além de mais de 4 mil empregos.

A TV Digital também oferece uma série de melhorias com relação ao sinal analógico. A transmissão possui uma qualidade muito superior tanto de imagem quanto de som. Outra questão fundamental são os recursos interativos que a digitalização do sinal é capaz de proporcionar. Com o sinal digital, o telespectador pode expandir sua experiência com a programação da TV por meio de conteúdos adicionais, como informações de bastidores, galerias de imagens do programa, ofertas de produtos relacionados, previsão do tempo e notícias em texto – tudo gratuitamente e de acordo com as definições de cada emissora.

Rio Verde

O município de Rio Verde (GO) já passou por essa transição e, no início de março de 2016, a cidade passou a ser exclusivamente digital nas transmissões televisas. Foram oito meses de trabalho no município para que o sinal analógico fosse desligado. (Da redação)

 

Veja Também