Brasil é quarto exportador de armas

Estados Unidos também lideraram a lista de países que mais importaram esse tipo de armamento no período analisado, movimentando transações equivalentes a 2,4 bilhões de dólares

Postado em: 11-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil é quarto exportador de armas
Estados Unidos também lideraram a lista de países que mais importaram esse tipo de armamento no período analisado, movimentando transações equivalentes a 2,4 bilhões de dólares

O comércio internacional de armas de pequeno porte movimentou 5,8 bilhões de dólares em 2013, aumento de 17% em comparação com o ano anterior, informou o relatório “Comércio de Armas Leves: Transferências e Transparência“, divulgado no início da semana pelo centro de excelência suíço Small Arms Survey e apoiado pela ONU.

O Brasil ficou na quarta posição na lista de principais exportadores desse tipo de armamento.

Continua após a publicidade

Segundo a pesquisa, em 2013, os maiores exportadores de armas pequenas e leves — aqueles com exportações anuais de pelo menos 100 milhões de dólares — foram, em ordem decrescente, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Brasil, Áustria, Coreia do Sul, Turquia, Rússia, República Checa, Israel, Bélgica, Croácia, China, Suíça, Japão e Espanha.

Os Estados Unidos também lideraram a lista de países que mais importaram esse tipo de armamento no período analisado, movimentando transações equivalentes a 2,4 bilhões de dólares — recorde desde 2001.

Além dos Estados Unidos, os principais importadores foram Canadá, Alemanha, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Austrália, França e Noruega. O Brasil ficou entre os 50 maiores importadores.

Segundo o coordenador da pesquisa, Nicolas Florquin, Estados Unidos, Alemanha e Itália representam “quase 40% de todas as exportações registradas em 2013″. O coordenador do relatório disse ainda que as importações realizadas pelos maiores importadores aumentaram 23% entre 2012 e 2013.

De acordo com Florquin, uma das principais conclusões do relatório é que o comércio com o Oriente Médio aumentou acentuadamente em 2013. (ONU)

 

Veja Também