Carona Solidária busca doadores de sangue

Parceria entre iniciativa privada e Hospital Araújo Jorge, leva esclarecimento para funcionários

Postado em: 16-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Carona Solidária busca doadores de sangue
Parceria entre iniciativa privada e Hospital Araújo Jorge, leva esclarecimento para funcionários

Pelo segundo ano consecutivo o Instituto de Assistência Social e Saúde de Goiás – IASSGO, em parceria com o Hospital Araújo Jorge e a PROVENDA – Empreendimentos Imobiliários, realizaram a “Carona da Solidariedade”.

O evento teve como objetivo esclarecer aos colaboradores da empresa, sobre a importância da doação de sangue, e dessa forma captar novos doadores, assim como levar ao conhecimento do público os procedimentos adotados na coleta e posterior uso do sangue e seus hemoderivados.

“Trazer essa consciência as empresas tem sido um desafio ao IASSGO desde 2015 estamos buscando ajudar a aumentar os doadores de sangue em Goiânia, à ideia da carona surgiu quando entramos em contato com algumas pessoas que nos disseram que não doavam sangue por que não tinham transporte para se locomoverem até o banco de sangue”, diz Vânia Gerente Administrativo do IASSGO.

Continua após a publicidade

A palestra desta (14), na sede da empresa contou com a presença de vários funcionários. A Bióloga Simone de Souza, que atua no Banco de Sangue do Hospital Araújo Jorge, foi a responsável pela palestra de abertura do evento.

Segundo Simone, a falta de doadores, regulares, compromete o estoque de sangue da instituição, gerando uma situação de apreensão por parte de quem trabalha diretamente com as pessoas que necessitam de transfusões. “Embora a população de Goiânia seja muito grande, as doações não são suficientes”, enfatiza. 

Conforme a Organização Mundial de Saúde – OMS, um país necessita de pelo menos, 3% a 5% de sua população como doadora. Entretanto no Brasil, o quadro é grave e o sistema de captação sanguínea beira o colapso.

Dados do Ministério da Saúde (MS) revelam que apenas 1,8% da população são doadoras de sangue.  Esse cenário, preocupante, fez com que o ministério acendesse o sinal de alerta. Preocupados com esses números, as autoridades de saúde do país, trabalham no sentido de aumentarem esse percentual para algo em torno de 2,2% a 2,3% da população.

Para Viviane Cardoso, gestora de Recursos Humanos da PROVENDA, iniciativas que visem promover o bem estar dos que necessitam, são bem vistas pelos empresários dos mais variados setores da sociedade.

Viviane destaca que a empresa na qual trabalha, sempre esteve interessada em participar de iniciativas que procuram resgatar os valores humanos. “A PROVENDA tem buscado juntos aos seus colaboradores, seus corretores, trazer essa conscientização da necessidade do amor ao próximo, do cuidado, do apoio a quem necessita”.

O IASSGO disponibilizou ontem à tarde um veículo para fazer o transporte dos funcionários da empresa, até o Banco de Sangue do Hospital Araújo Jorge para os mesmos doarem sangue.  

Veja Também