Sinalização é ignorada no novo aeroporto de Goiânia

Motoristas dão show de infrações na via de embarque e desembarque do aeroporto. Trânsito fica prejudicado

Postado em: 29-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Sinalização é ignorada no novo aeroporto de Goiânia
Motoristas dão show de infrações na via de embarque e desembarque do aeroporto. Trânsito fica prejudicado

Mardem Costa Jr. 

A placa e a faixa pintada indicam que é proibido o estacionamento. Porém, a pressa ou a conveniência das pessoas continua sendo uma “justificativa” para que motoristas ignorem a sinalização e parem seus veículos em espaços inadequados. O Aeroporto Santa Genoveva, por exemplo, é um dos locais onde o problema é rotineiro, desde o terminal antigo. 

Continua após a publicidade

Apesar das indicações, uma fila de carros continuava a estacionar na via de embarque e desembarque de passageiros, obrigando quem ali transitava a contar com apenas uma faixa de rolamento. Nos horários de maior movimento, os veículos são obrigados a parar em fila dupla, no meio da pista, prejudicando a fluidez do trânsito.

A pressa e o alto custo do estacionamento, de R$ 12 a primeira hora, são apontados como determinantes para tal comportamento. A tolerância de dez minutos é considerada insuficiente por usuários. “O aeroporto parece uma zona de exclusão da cidade. Não bastasse a dificuldade de chegar lá, ainda é preciso desembolsar um valor absurdo para deixar o carro com alguma comodidade. De certo temos cara de palhaços”, reclama o empresário Pedro Martins.

Consciência

Com a chegada de uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), o problema foi parcialmente sanado. No entanto, os próprios fiscais admitiram a reportagem que a solução é passageira, e que basta saírem de perto para que o os carros voltem aos espaços irregulares.

“Pedimos que os motoristas saíssem do local, sob pena de punição, mas sabemos que logo retornam. Enquanto não houver bom senso das pessoas, nosso trabalho é enxugar gelo, porém cumprindo a legislação. A equipe da Seplanh e da SMT é pequena para dar conta de toda a demanda de Goiânia”, lamenta um dos agentes.

O gerente de educação de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito de Goiânia (SMT), Horácio Ferreira, garante que a pasta está monitorando o aeroporto com ações educativas, mas salienta que é preciso que o motorista faça a sua parte. Segundo Horácio, mais de 500 condutores foram advertidos e que o trabalho educacional no local segue até o dia 20 de julho, prazo em que a sinalização interna do aeroporto será totalmente concluída.

“As pessoas tem consciência do que estão fazendo, mas acreditam que não serão responsabilizadas pela infração. A conveniência e o egoísmo também pesam, já que não param para pensar que a sua atitude pode prejudicar outros cidadãos. Aliás, só se dão conta da gravidade do que fazem quando elas próprias são atrapalhadas por outros condutores”, avalia o gerente. Horácio lembra que a multa para os infratores é de R$ 127,69 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor, além da possibilidade do veículo ser guinchado.

Viaduto 

A construção de um viaduto de acesso ao aeroporto sobre a BR-153, acordada há pelo menos dois anos, ainda segue em ritmo de espera. A expectativa era do início das obras no começo do segundo semestre, porém até agora não há um posicionamento oficial sobre o assunto. O HOJE entrou em contato com a com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que não enviou posicionamento até o fechamento da edição.

 

Veja Também