Concluída a liquidação da Transurb

A Promotoria de Liquidação (Proliquidação), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), concluiu o processo de extinção da Transporte Urbano do Estado de Goiás S/A (Transurb)

Postado em: 30-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Concluída a liquidação da Transurb
A Promotoria de Liquidação (Proliquidação), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), concluiu o processo de extinção da Transporte Urbano do Estado de Goiás S/A (Transurb)

A Promotoria de Liquidação (Proliquidação), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), concluiu o processo de extinção da Transporte Urbano do Estado de Goiás S/A (Transurb). A empresa, criada em 1975 para gerir o transporte coletivo na capital, foi incorporada pela Empresa de Processamento de Dados do Estado de Goiás (Prodago), que também está em processo de liquidação.

De acordo com o presidente da Proliquidação, Jailton Naves, que esteve com o secretário Joaquim Mesquita, da Segplan, para repassar detalhes do processo, a Transurb tinha, em dezembro de 2015, um patrimônio líquido negativo de R$ 7.201.791,41. Ele ressaltou que a incorporação da empresa, bem como de outras em liquidação, propiciará uma reorganização para maior eficiência operacional e administrativa, além de racionalizar os procedimentos de extinção da pessoa jurídica, diminuir os custos e simplificar os processos.

Colocada em liquidação ordinária pela Lei 13.550 de 11 de novembro de 1999, a Transurb teve todo o processo bancado pelo Estado. A empresa ficou sem atividade relevante e foi criada a Metrobus, que passou a operacionalizar apenas o Eixo Anhanguera.

Continua após a publicidade

Incorporações

A Promotoria de Liquidação (Proliquidação), criada pela Lei nº 17.257/11, em seu art. 19, adida à Segplan, tem como principal objetivo praticar todas as atividades pertinentes aos processos de liquidação/extinção de empresas públicas e sociedades de economia mista sob o controle acionário do Estado. Por meio da Portaria n° 76/2011, de 04/11/2011, a Proliquidação estabelece uma estrutura conjunta e única de Gestão Técnico Operacional para as Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista, em liquidação.

Em 23 de agosto de 2013 ocorreu a primeira incorporação dentro dos processos de liquidação, do Consórcio de Empresa de Radiodifusão e Notícias do Estado (Cerne). Em seguida, a Empresa de Turismo do Estado de Goiás S/A (Goiastur), em 28 de março de 2014. Já o Consórcio Rodoviário Intermunicipal S/A (Crisa) foi incorporado em 28 de novembro de 2014. Em todos os eventos, a incorporadora foi a Empresa de Processamento de Dados do Estado de Goiás (Prodago). (Segplan) 

Veja Também